A poucos dias de começar a última temporada de Game of Thrones, há várias marcas que aproveitam a “onda” para lançar produtos inspirados na série de George R. R. Martin.
Bolachas Oreo, uma colecção da Primark e uma versão especial do whisky Johnnie Walker são alguns dos exemplos da força que a marca ‘Game of Thrones’ tem, actualmente, no mercado e na cultura pop.
Os fãs são capazes de gastar rios de dinheiros em produtos oficiais desta série da HBO que estreia a sua oitava e última temporada no dia 15 de Abril, em Portugal – a estreia será feita em simultâneo no serviço de streaming HBO e no canal SyFy.
Aliás, o SyFy começa a passar uma maratona de Game of Thrones no dia 8 de Abril (Segunda-Feira) e só acaba Domingo, dia 14, mesmo antes de começar o primeiro episódio da oitava temporada: pelas 02:00 já na madrugada de dia 15. Todos as temporadas estão também disponíveis para os assinantes da HBO, para ver a qualquer altura.
Esta série é um fenómeno mundial e, claro, atrai as atenções de várias marcas que tentam fazer parcerias com a HBO para lançar produtos oficiais de GoT.
Um dos exemplos mais recentes foi a colecção Game Of Thrones x Primark. A loja de roupa e decoração anunciou uma série de acessórios como capas para smartphones, garrafas, termos, canecas, globos de neve, porta-chaves e até uma cunha para a porta a fazer lembrar a cena de morte de Hodor (hold the door).
Mas não é tudo: a Primark tem ainda t-shirts com citações conhecidas e personagens de Game of Thones como a que mostra Jon Snow e a frase: ‘You Know Nothing’. Há ainda sweat-shirts, calças, bijuteria, bonés, sacos e até jogos de cama com fronhas, capas de edredão e lençóis. Pode ver a colecção completa aqui, em PDF.
Ainda neste mercado, em Fevereiro conhecemos a colecção-cápsula da Adidas com seis modelos UltraBOOST com cores e apontamentos relativos a GoT.
Estes seis pares de ténis Adidas são feitos à imagem das casas das famílias Game of Thrones (Lannister, Stark, Targaryen), a que se juntam os pares inspirados nos Dragões de Targaryen, nos White Walkers e na Night’s Watch.
No sector da alimentação, já tínhamos ficado a conhecer o resultado da parceria entre a Johnnie Walker e a HBO: o whisky White Walker, uma bebida com «traços de açúcar caramelizado e baunilha, frutas vermelhas frescas e um toque de frutas de pomar».
Segundo a Johnnie Walker, este whisky tem ainda single malts das destilarias Cardhu e Clynelish e um teor alcoólico de 41,7% vol. O whisky White Walker está disponível na Garrafeira Nacional por 36 euros.
E para acompanhar este whisky? Em vez de um charuto pode optar pelas Oreo de edição especial da Guerra dos Tronos. Num packaging preto inspirado no imaginário da série, o pormenor está no “desenho” das bolachas.
Há quatro versões diferentes, cada uma com uma marca alusiva à série que está “impressa” nas duas faces da Oreo: o leão dos Lannisters, o dragão dos Targaryen, o lobo dos Stark e um White Walker. A marca até criou um genérico alternativo da série todo feito em bolachas:
Mas a cereja no topo do bolo será mesmo o documentário sobre as filmagens e os bastidores de Game of Thrones que chega à HBO uma semana depois de ser emitido o último episódio: dia 27 de Maio.
Game of Thrones: The Last Watch é apresentado pela HBO como mais que um documentário de making-of: «É uma história divertida e dolorosa, contada com inteligência e intimidade, sobre o prazer agridoce de criar um mundo – e depois ter que lhe dizer adeus».
Este documentário, que «dá vida ao fantástico mundo de fantasia de Westeros em grandes estúdios, localizações reais e cenários da Irlanda do Norte» será um exclusivo da plataforma de streaming HBO e não vai estar disponível no SyFy.