Larvas, gafanhotos e escaravelhos: já se imaginou a comer um gelado MyIced com topping de insectos?

MyIced Insectos
MyIced Insectos

Depois do gelado preto à base de carvão vegetal activado e de ter apresentado um com uma folha de ouro de 24 quilates, a MyIced volta a atacar com toppings de insectos.

Exacto, leu bem. Nas lojas MyIced é, agora, possível pedir topping de insectos, tal como se pode pedir de fruta ou de pepitas de chocolate. Para já, a marca tem apenas disponível larvas, mas promete alargar as escolhas: «Posteriormente, podemos apresentar outras opções da gama de insetos voadores ou rastejantes».

O consumo de insectos é uma prática normal em várias zonas do mundo. Por exemplo, são uma verdadeira iguaria em vários países da Ásia (principalmente, na China) e no México. Além disso, já existem chupa-chupas, hambúrgueres e barras energéticas feitas com insectos, à venda na Europa.

Aliás, a 1 de Janeiro deste ano foi aprovado o regulamento 2283/2015 (sobre Novel Food – Novos Alimentos) da União Europeia que autoriza, em definitivo, a venda de insectos para consumo humano, que são, principalmente, uma boa fonte de proteína.

Com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a recomendar esta “dieta”, que diz ter uma forma «mais sustentável» de produção, abre-se em definitivo a porta para o consumo de insectos, apesar de muitas pessoas poderem, à partida, torcer o nariz a esta opção.

O curioso é que, no País, há mesmo uma entidade que representa o sector da produção de insectos para consumo: a Portugal Insect – Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos.

Esta associação foi criada em 2018 pelas empresas EntoGreen, Nutrix e Portugal Bugs «com o obejctivo de pressionar a União Europeia a uniformizar as regras» do consumo de insectos e tem um FAQ com resposta a dúvidas aqui.

MyIced Topping Insectos

Nos gelados, o topping de insectos é uma novidade em Portugal. A ideia é da MyIced que tem arriscado, nos últimos anos, em novas formas de apresentar gelados (sempre sem glúten, lactose e açúcares): em 2017 começou a vender um preto, de carvão activado, e em 2018 foi a vez de chegar um topping de folha de ouro de 24 quilates.

Os insectos “aterram” nos gelados da MyIced com um topping de larvas, a «primeira experiência exótica» da marca que, segundo João Gouveia (gestor nacional), as serve sem «antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG [glutamato monossódico, um realçador de sabor]».

Antes de chegarem a ser topping de gelados da MyIced, os insectos são «desidratados através de um processo de liofilização: congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado», descreve João Gouveia.

O novo topping de insectos da MyIced pode ser usado em todas as lojas da marca: Bragança, Braga, Ponte de Lima, Viseu, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Porto e Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].