Revolução no Lisboa Viva: já é possível associar o cartão à nossa conta em qualquer Multibanco

Chama-se Viva Go e é a nova modalidade de pagamento do cartão Lisboa Viva: agora basta associar o cartão à nossa conta bancária, no Multibanco.

Já não é preciso ter a preocupação de carregar os passes/cartões/zapping Lisboa Viva antes de fazermos uma viagem. Com esta novidade, que surge de uma parceria entre a Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS) e a SIBS, passa a ser permitido viajar primeiro e pagar depois.

A solução chama-se Viva Go e dispensa o carregamento dos cartões Lisboa Viva antes de iniciar um percurso nos comboios, autocarros, barcos ou metro da capital.

Para activar esta opção, é preciso associar uma cartão bancário ao cartão de transporte Lisboa Viva num Multibanco. Depois disto, ficamos com um modelo pós-pago que «debita diretamente na conta bancária do titular o valor de cada viagem, apenas e quando efectuada», explica a OTLIS.

Contudo, no mesmo cartão Lisboa Viva é possível haver os dois métodos de pagamento, ou seja: o modo pós-pago e pré-pago podem co-existir, sem problemas – um modelo não exclui o outro.

Nesta situação, os «sistemas dos operadores darão prioridade aos títulos de transporte destinados a uma utilização frequente, como os passes carregados e não à modalidade VIVA Go», esclarece a OTLIS.

Actualmente, os cartões Lisboa Viva podem ser usados em 24 operadores de transporte na capital: Carris, CP- Comboios de Portugal, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul, Transtejo e Softlusa são alguns dos exemplos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].