REDE Metro Create It

Metro de Lisboa cria marketplace solidário para ajudar ONG, IPSS e municípios afectados pelos incêndios

por • 4 Maio, 2018 • SolidariedadeComentários fechados em Metro de Lisboa cria marketplace solidário para ajudar ONG, IPSS e municípios afectados pelos incêndios1183

Em parceria com a empresa tecnológica Create IT, o Metropolitano de Lisboa criou um mercado solidário que liga cidadãos e empresas a instituições de solidariedade, para a oferta de bens e serviços.

Ajudar os que mais precisam continua a ser importante, mesmo depois de o País já ter passado pelos anos de dificuldade e austeridade. Mesmo hoje, com as “águas” mais calmas, a ajuda a IPSS e ONG está na ordem do dia.

Um dos mais recentes projectos nesta área tem o dedo do Metropolitano de Lisboa e da empresa tecnológica Create IT, especialista na criação de plataformas digitais para a Internet.

Desta parceria nasceu o projecto REDE [Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver] e o site redesolidaria.pt onde qualquer pessoa ou empresa pode oferecer roupas, electrodomésticos, móveis e inscrever-se para fazer voluntariado.

Os beneficiados são IPSS, ONG e até mesmo municípios nacionais, principalmente os que foram afectados pelos incêndios de 2017. Por exemplo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a pedir cem frigoríficos e máquinas de lavar para doar às famílias afectadas.

O resultado é, assim, um marketplace solidário onde as pessoas ou as empresas podem oferecer serviços, sempre na óptica da doação ou do voluntariado. Mais um exemplo: o Centro Social Paroquial de Barcarena está à procura de uma pessoa para conduzir a sua carrinha que transporta os idosos.

Além de permitir procurar por necessidades das instituições, os responsáveis pela REDE querem criar uma «listagem de fornecedores com capacidade produtiva, gerida pelos concelhos, para que possam ser seleccionados e contratados».

Segundo o Metro de Lisboa e a Create IT, esta plataforma «surgiu no contexto do apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios, ocorridos em Portugal, em outubro de 2017, tendo como concelho pioneiro, Oliveira do Hospital».

Contudo, um dos objectivos passa por ter mais concelhos registados na REDE: para isso, é preciso enviar o pedido de adesão para o email [email protected].

Se quiser ajudar, basta aceder ao site e escrever no campo ‘O que pode doar?’ (por exemplo, ‘roupa’ ou ‘mobiliário’ para perceber se existem municípios, ONG ou IPSS que precisem de bens ou serviços.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish