Série 1986 de Nuno Markl vai transformar-se em concerto solidário

Novo Futuro 1986
Novo Futuro 1986

As músicas da série 1986 da RTP, escrita por Nuno Markl, Filipe Homem Fonseca e Joana Stichini Vilela, são o mote para a organização de um contexto solidário que vai ajudar a associação Novo Futuro.

A série da RTP que retrata a vida de um grupo de adolescentes e as famílias durante as eleições presidenciais de 1986 vai dar origem a um concerto na Altice Arena.

Personagens como o metaleiro Sérgio, a gótica e vanguardista Patrícia, e o bully Gonçalo formam o núcleo central desta história.

O elenco é composto por actores como Miguel Moura e Silva, Laura Dutra, Gustavo Vargas ou Adriano Carvalho e alguns “históricos”: Ana Bola, Anabela Teixeira e Teresa Tavares, por exemplo.

O ponto de partida é a música do genérico, Pensamos no Futuro Amanhã, interpretada por Ana Bacalhau, com autoria de João Só. ‘Futuro’ é o elo que liga 1986 a esta IPSS.

«Esta é um tema que em tudo se cruza com as motivações solidárias do Concerto Por Um Novo Futuro, que este ano nos traz as canções originais da série 1986, e outros tantos clássicos da época inspirados na viagem aos anos 80, que nela se retrata», justifica a associação.

Há oito anos que a Novo Futuro promove um concerto solidário, mas esta é a primeira vez que surge este tipo de parceria. O espectáculo de 2018 será a 17 de Maio na Altice Arena, às 21:30.

Neste dia, sobem ao palco vários intérpretes que cantam as músicas da série escrita por Nuno Markl, Filipe Homem Fonseca e Joana Stichini Vilela para a RTP. Todos os episódios de 1986 podem ser vistos na RTP Play, aqui.

Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Márcia, Miguel Araújo, Samuel Úria e Tantanka estão confirmados; a organização anunciou ainda a «presença especial» de Lena D’Água.

A Novo Futuro conta com oito lares residenciais que têm como objectivo dar «cuidados físicos, emocionais e sociais» a crianças entre os três e os dezoito anos que estão «privadas de meios familiares».

Os bilhetes para o Concerto Por Um Novo Futuro 1986 já estão à venda na Blueticket e custam dez euros. Para mais informações sobre este espectáculo, consulte a página do evento na Agenda TRENDY

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].