Ervideira Bio Nature: conheça o vinho tinto biológico que vem do Alentejo

Ervideira Bio Nature
Ervideira Bio Nature

A produtora alentejana Ervideira entra no mercado dos vinhos biológicos com o tinto Bio Nature, feito com castas Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon.

Cabriz, Quinta do Cardo, Soalheiro, Esporão, Julia Kemper e Altano são algumas das marcas nacionais de vinho que já estão num mercado que tem mais uma referência: o Ervideira Bio Nature, com preços entre 12,5 e 15 euros.

Para fazer o tinto Bio Nature, a Ervideira recorreu às castas Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon. Segundo a produtora, este vinho biológico teve uma produção em que as uvas estiveram «24 horas em maceração a frio (oito graus) para a extração de aromas finos».

Depois, as uvas ficaram entre oito a dez dias a fermentar a uma temperatura baixa (vinte graus), período durante o qual a Ervideira fez «remontagens e um déléstage».

Ervideira Vinho Bio

Este último é um processo de «retirada de todo o mosto para arrefecimento que permite uma remontagem mais profunda», explica Duarte Leal da Costa, director executivo da produtora alentejana.

Nelson Rolo, enólogo da Ervideira, caracteriza este vinho como «aromaticamente fino, exuberante, sedutor, onde se destaca a madurez das amoras, groselhas e ameixas».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].