Vans dedica nova colecção de ténis a David Bowie: vamos andar com Aladdin Sane e Space Oddity nos pés

David Bowie
David Bowie

A Vans tem somado colecções especiais nos últimos tempos e as mais recentes foram dedicadas aos Led Zeppelin e Metallica. Agora chega a vez de homenagear um dos “deuses” do pop-rock.

Em 2019, o “camaleão” faria 72 anos. David Bowie morreu a 11 de Janeiro de 2016, com 69 anos, e apenas poucas semanas depois de ter lançado o álbum Blackstar, que viria a ser o seu último.

Aquele que foi um dos músicos mais influentes, vanguardistas e excêntricos do século XX foi a inspiração para uma nova colecção-cápsula da Vans, que vai sair na primeira semana de Abril.

Os novos ténis da Vans têm designs que lembram álbuns de David Bowie e uma das suas mais famosas personas: Ziggy Stardust. Para servir de base à colecção, a marca usou os modelos Era, Slip-On 47 V DX, Old Skool e Sk8-Hi.

Um dos seus primeiros álbuns, Space Oddity, está reflectido no modelo Era, em tons de verde com bolas azuis, tal como a capa do vinil lançado em 1969.

Bowie Vans Space

Space Oddity trazia aquele que se viria a tornar um dos temas mais emblemáticos de Bowie, com o mesmo nome:’ Ground Control to Major Tom’ viria a ser um dos versos emblemáticos de uma canção marcadamente acústica, com tonalidades menos familiares.

Hunky Dory, o seu quarto álbum de estúdio, está nos Slip-On 47 V DX, com uma banda de velcro em amarelo o padrão xadrez clássico da Vans em pelo. O amarelo recorda o tom do cabelo de Bowie na capa do disco; o xadrez lembra o casaco usado pelo cantor.

Bowie Vans Dory

Estes ténis têm ainda escrito ‘David Bowie’ na “língua” amarela de velcro com o mesmo tipo de letra usado na capa do disco, que foi inspirado num livro de fotografias da actriz alemã Marlene Dietrich.

Os modelos mais “apetecíveis” desta colecção da Vans serão mesmo os Old Skool Aladdin Sane, um disco de 1973 com um nome que era um jogo de palavras com a expressão ‘A Lad Insane’ (Um Rapaz Louco, numa tradução livre).

Bowie Vans Alladin

Aqui, David Bowie assumia um dos visuais mais icónicos da sua carreira – o raio vermelho e azul na cara, que passa também para estes ténis brancos. No calcanhar vem escrito o nome do cantor com as mesmas cores.

Finalmente, a Vans tem uns Sk8-Hi tradicionais, ou seja, em preto e branco, com o padrão xadrez, onde aparece escrito ‘Bowie’ a vermelho e um duplo raio nesta mesma cor e em preto.

Bowie Vans Dogs

A imagem é inspirada em Diamond Dogs, um disco que saiu em 1974 (faz 45 anos em 2019), com uma temática que misturava o imaginário da obra 1984 de George Orwell e a visão de David Bowie sobre um mundo pós-apocalíptico com mais glamour.

Esta é mais uma colecção especial da Vans dedicada à cultura pop do século XX; que nos últimos tempos temos vistos ténis inspirados nos Metallica, Led Zeppelin e, além da música, na Marvel, Mickey, Peanuts e Super Mario.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].