Therapist dá o salto: a cafetaria transformou-se num restaurante terapêutico com menus detox e bio

Therapist Restaurante
Therapist Restaurante

A clínica de terapias alternativas da LX Factory, que também tinha uma cafetaria flexitariana, passou a ser um restaurante de nome cheio. Na oferta há bowls, panquecas, açaí, bruchettas e lattes.

Até há poucos dias, o The Therapist mantinha um conceito que se baseava muito na sua clínica de terapias alternativas (como a acupuntura) apenas servida por uma pequena cafetaria flexiteriana, ou seja, com base vegetariana, mas com possibilidade de incluir ovos e peixe.

Mas Joana Teixeira, a fundadora do espaço, percebeu que este espaço estava a precisar de uma oferta maior de refeições: «Quando demos por nós, já estávamos a trabalhar como um restaurante. Os clientes estranhavam haver só uma cafetaria. Percebemos que era altura de mudar».

E foi o que aconteceu. O The Therapist perdeu o ‘The’, mas ganhou uma nova assinatura: restaurante terapêutico. Contudo, o foco no equilíbrio entre corpo e mente, na alimentação saudável e na educação (havia vários workshops no espaço) além de se manter, foi reforçado.

Isso deve-se à nova oferta de quatro menus do Therapist, com opções feitas à medida do aspecto da nossa vida que queremos trabalhar – uma das principais características está no facto de cada uma destas ofertas ter associada um tratamento na clínica.

Assim, as opções passam por um conjunto de «refeições terapêuticas» que têm como objectivo ajudar as pessoas a trabalhar a mente, a resistência muscular/força, a imunidade e a fazer um detox – Mind, Power, Immunity e Detox, precisamente. Estes são os nomes dos novos quatro “menus” terapêuticos do restaurante.

Todos são compostos por duas bowl (que pode levar atum, feijão, caril, aveia, chia ou açaí), panquecas, bruschettas e lattes de matcha, chai e até mesmo de beterraba.

Para complementar a refeição, há sempre um tratamento na clínica do Therapist que pode ser adquirido à parte: uma massagem (Mind), uma consulta de nutrição (Power), uma análise de naturopatia (Immunity) e uma sessão de acupuntura (Detox).

Contudo, apesar de os conjuntos de pratos estarem divididos por nomes e cores (azul, rosa, amarelo e verde, respectivamente), o Therapist não tem um preço de menu para cada conjunto, ou seja, cada prato pode ser pedido de forma individual, assim como a terapia/consulta associada.

Por exemplo, podemos começar por pedir uma Bowl Power de Atum (8,90 euros), passar para uma Bowl de Spirulina Detox (4,90 euros) e terminar a refeição com uma panqueca de frutos vermelhos Immunity (3,90 euros) juntamente com um Matcha Latte Mind (3,50 euros). Na verdade, podemos apenas pedir um elemento de cada divisão, se apenas nos apetecer uma determinada opção desta nova oferta do Therapist.

Contudo, todos os dias há um menu de almoço com prato principal que varia sempre, sobremesa e bebida que por 8,50; nas bebidas, além de chás, águas aromatizadas e limonadas, há também kombucha. Pode ver o menu completo em PDF, aqui.

Bigadeiros, muffins e fatias de bolo são também opções para a sobremesa ou lanche. Tudo isto segue o conceito tradicional do Therapist: não usar açúcares adicionados, lacticínios, glúten e respeitar a época do ano.

«O restaurante mantém-se flexitariano, o que significa que tem opções vegetarianas e vegan mas que também pode ter peixe ou ovos no menu. No que à clínica diz respeito o espaço continua a contar com consultas de Acupuntura, Biblioterapia, Naturopatia, Nutrição Funcional, Terapia Quântica, Massagens Terapêuticas e Shiatsu», lembra Joana Teixeira que hoje apresentou o novo Therapist aos jornalistas.

A fundadora levantou ainda o véu sobre uma novidade: ainda antes do Verão, vai abrir um segundo Therapist em Lisboa que deverá ter o mesmo conceito e ofertas terapêuticas que o seu irmão mais velho da a LX Factory.

The Therapist Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].