Pão alentejano, carne de porco preto, presunto, morcela e farinheira. A clássica Francesinha do Porto passa a ter sotaque do Alentejo, no Intimista.
A Francesinha é um dos ex-líbris da gastronomia do Norte, em especial da zona do Porto e Vila Real, e já teve direito a várias interpretações, como a vegetariana do Lado B ou a de atum da cervejaria Faraó, em Marco de Canaveses.
Contudo, em todas estas novas versões houve uma coisa que nunca mudou: o nome. Mas o restaurante Intimista, em Lisboa, foi mais longe.
A novidade é a Alentejaninha, uma Francesinha feita com ingredientes do Alentejo (como o nome não deixa mentir) e que já está no menu deste espaço.
Em relação à versão do Norte, há muita coisa que muda: a carne é de porco preto e o pão é alentejano, em vez do clássico bife de vaca e do pão de forma.
Depois, no lugar do fiambre e da linguiça, temos presunto , morcela e farinheira, alguns dos enchidos típicos desta região de Portugal.
A Alentejaninha é uma criação do chef Miguel Marçalo, que também é responsável pelo Intimista. Para mais informações e reservas, pode usar o número de telefone 218 283 072. O restaurante fica no Bairro Azul, mesmo ao lado da Gulbenkian e do El Corte Inglés.