Depois de chegar ao mercado italiano em Outubro, a Vespa Elletrica chega a Portugal. Os concessionários Piaggio já têm esta scooter à venda por menos de dez mil euros.
Motas e scooter eléctricas há muitas (e até se podem alugar em Lisboa, com a eCooltra), mas nenhuma apelará tanto aos fãs da Piaggio como esta nova Vespa eléctrica, que agora chega a Portugal.
Com o design característico das tradicionais Vespas, a diferença está, claro no motor e na tecnologia usadas por esta scooter mais amiga do ambiente. Este modelo tem uma potência máxima de 4 kW e uma bateria de lítio com um sistema de recuperação de energia. Segundo a Piaggio, a autonomia é de 100 km.
Esta Vespa eléctrica (anunciada pela marca em 2017) tem ainda o sistema Ride by Wire que permite usar a scooter com dois modos de condução: o Eco (velocidade limitada a 30 km/h para economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) e o Power ou (onde temos disponível toda a potência do motor, mas que gastará mais bateria). O condutor pode ainda usar o modo Reverse (marcha-atrás).
Para carregar totalmente esta bateria, e ter a Vespa Elletrica pronta a usar com o “depósito” cheio, são precisas quatro horas: o cabo, incluído com a mota, pode ser usado em cada, numa tomada tradicional ou num posto de carregamento público, por exemplo da rede Mobi.e, onde costumamos ver os automóveis eléctricos parados.
A Piaggio diz que esta bateria de lítio pode aguentar mil ciclos de carga completos, o que põe a sua autonomia total entre os cinquenta e os setenta mil quilómetros – a marca estima que isto corresponda a «dez anos de utilização em ambiente urbano». Depois, a Piaggio garante apenas que a bateria funcione a «80%» da sua capacidade original.
Uma das novidades tecnológicas que a Vespa Elletrica oferece é a possibilidade de ligarmos a mota ao smartphone através de Bluetooth, para que possamos ver notificações de mensagens e chamadas no ecrã que está no guiador.
Este ecrã tem 4,3 polegadas e é aqui que também vamos poder ver a velocidade a que vamos, o modo de condução escolhido, a autonomia em quilómetros, o nível de carga da bateria (em percentagem), a qualidade de condução ecológica e o nível de energia utilizado ou recuperado durante a viagem.
Se tivermos auscultadores ou um capacete compatível, os comandos que estão no guiador da Vespa Ellectrica permitem ainda atender chamadas ou controlar a reprodução de música, caso tenhamos o smartphone emparelhado por Bluetooth.
O preço desta Vespa Elletrica, semelhante a uma scooter de 50 cc, é de 6790 euros. Em Abril, a Piaggio vai ainda colocar à venda um modelo mais potente, equivalente a uma mota de 125 cc, por mais duzentos euros: 6990.
A estes valores, a marca lembra que acrescem as «despesas de documentação devidas ao Estado», por isso conte gastar mais umas dezenas de euros além do preço anunciado.