A LEGO está mais tecnológica: o jogo Hidden Side junta realidade aumenta aos kits para montar

LEGO Hidden Side
LEGO Hidden Side

Pela primeira vez, vamos poder juntar a tecnologia de realidade aumentada a um kit LEGO. Basta apontar o smartphone com o jogo Hidden Side para uma construção e ver tudo a ganhar vida.

As capacidades tecnológicas da LEGO já são conhecidas há alguns anos: a marca tem, por exemplo, os robots Mindstorms, que podemos programar para fazer várias acções; há uns anos foi ainda lançada a linha LEGO Ultra Agents, com kits que se ligavam com uma app aos smartphones.

E estes últimos kits podem ser vistos quase como os pais desta inovação que a LEGO apresentou na edição deste ano da American International Toy Fair de Nova Iorque: o jogo Hidden Side (Lado Escondido, em tradução livre).

Segundo a LEGO, esta é a «primeira experiência de jogo que integra realidade aumentada, com construção física, para revelar um mundo escondido de brincadeiras interactivas».

Os kits compatíveis com o jogo Hidden Side representam a cidade assombrada de Newsbury onde estão a acontecer fenómenos sobrenaturais, ou seja, vai haver fantasmas e aparições, que apenas vão poder ser vistas com a ajuda do smartphone.

À primeira vista, os sets (uma escola, um cemitério e um autocarro, por exemplo) parecem cenários normais, com a app Hidden Side é revelada uma «versão assombrada».

Para que tudo funcione, é preciso comprar os sets LEGO e depois usar o smartphone com o jogo Hidden Side para fazer com que as construções ganhem vida.

Ao apontar a câmara do telemóvel para os kits, aparecem animações no ecrã e aparecem os tais fantasmas e zonas novas nos cenários – o tal ‘lado escondido’ das construções LEGO.

LEGO Hidden Side

«Activar a app de realidade aumentada, desenvolvida em conjunto com os sets, traz o conjunto à vida, revelando uma série de mistérios e desafios interactivos para resolver. Quando combinados, os dois mundos tornam-se ainda mais divertidos», diz Tom Donaldson, vice-presidente sénior do Creative Play Lab da LEGO.

A colecção Hidden Side (com oito kits) chega em Agosto com preços entre os 19,99 e 129,99 euros; a app/jogo fica disponível na mesma altura, nas lojas da Apple e da Google e será gratuita.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].