Como acontece todos os anos, a Google partilhou os termos mais pesquisados em Portugal e no Mundo. Por cá, a palavra que motivou mais procuras no motor de busca foi ‘mundial’.
Depois de enorme fail que está a ser o Rewind 2018, que está a caminho para ser o vídeo mais “odiado” de sempre no YouTube, a Google vira-se agora para as listas das pesquisas.
Em Portugal, o Ano em Pesquisa de 2018 revelou que a palavra mais procurada no motor de busca, a nível geral, foi ‘mundial’, relativamente ao Mundial de Futebol da Rússia, em que Portugal participou e foi derrotado nos oitavos-de-final pelo Uruguai.
No top 10 da lista geral de termos mais pesquisados em Portugal durante 2018 cabem ainda nomes de personalidades que faleceram este ano: Stan Lee (12 de Novembro), o DJ Avicci (20 de Abril) e a locutora da RTP Helena Ramos (1 de Novembro).
O Festival da Canção da Eurovisão também está neste top 10, um evento de má memória para Portugal: depois de Salvador Sobral ter ganho o concurso em 2017, Cláudia Pascoal e Isaura fizeram zero pontos com o tema ‘O Jardim’.
A Google mostra ainda outras seis listas com um top 10 das pesquisas mais feitas. Em ‘Notícias’ foi ‘Incêndio de Monchique’ («considerado o maior fogo europeu do ano», lembra o motor de busca) e na categoria ‘Nomes ‘Nacionais’ Bruno de Carvalho surge num primeiro lugar natural, depois da polémica com o ataque a Alcochete e o seu afastamento da presidência do Sporting.
Nos ‘Nomes ‘Internacionais’, os já falados Avicci e Stan Lee foram os campeões de pesquisas e nos ‘Programas/Séries’, a lista é dominada por reality shows da TVI e da SIC. Nos ‘Gadgets’, o ranking é totalmente dominado por smartphones, com o Huawei P20 e o iPhone XS nos primeiros lugares.
Finalmente, a Google partilhou também a lista ‘Como…’, relativa a perguntas que os utilizadores fazem no motor de busca. Aqui, os mais procurados foram ‘como fazer slime’, ‘como ver Eleven Sports‘ (o novo canal de desporto que chegou a Portugal pela mão da Nowo) e ‘como assar castanhas no forno’.
O Ano em Pesquisa do Google também teve direito a um vídeo no YouTube que está a ter reacções bastante positivas: a maioria dos comentários lembra que este vídeo é «muito melhor que o YouTube Rewind» e que este é que deveria ser o conceito usado pela Google para recordar as tendências do ano.