Sporting: quatro treinadores melhores que Marcel Keiser para liderar os leƵes em 2018/19

NĆ£o hĆ” forma de o Sporting entrar nos eixos: em dezoito anos, o clube teve quase vinte treinadores. Em 2018, Peseiro jĆ” foi e Keiser parece ser o escolhido. Mas nĆ³s temos alternativas… e todas portuguesas.

Foi em 2002 que o Sporting Clube de Portugal foi campeĆ£o nacional pela Ćŗltima vez, o que corresponde a um “jejum” de 16 anos. Nesse ano, com o romeno Laszlo Boloni ao leme, os leƵes fizeram 75 pontos, mais cinco que o segundo classificado, o Boavista, que tinha sido campeĆ£o na Ć©poca anterior.

Na altura, o plantel do Sporting tinha em MƔrio Jardel o seu grande jogador: o ponta de lanƧa brasileiro, cujo regresso ao FC Porto tinha sido vetado nessa Ʃpoca pelo treinador OctƔvio Machado, foi o melhor marcador do campeonato, com 42 golos.

JoĆ£o Pinto, AndrĆ© Cruz, SĆ” Pinto, Ricardo Quaresma, Rui Jorge e Hugo Viana, Paulo Bento, Marius Niculae, CĆ©sar Prates e Mpenza eram outras das estrelas que levaram o Sporting ao seu 18.Āŗ e Ćŗltimo (para jĆ”) campeonato nacional.

Em 2018, e depois da mudanƧa atribulada de presidente, com Frederico Varandas a assumir a lideranƧa dos leƵes, consequĆŖncia da destituiĆ§Ć£o de Bruno de Carvalho, o Sporting teve ainda Sousa Cintra como presidente interino.

O empresƔrio, que jƔ tinha sido presidente do clube entre 1989 e 1994, chamou JosƩ Peseiro para treinar o Sporting, ele tambƩm um repetente: tinha assumido o cargo em 2004/2005, quando levou o clube a uma final da TaƧa UEFA, que perdeu no EstƔdio JosƩ Alvalade para o CSKA Moscovo.

Depois da derrota na semana passada em casa com o Estoril, para a TaƧa da Liga, Peseiro foi demitido por Frederico Varandas. Este foi o culminar de trĆŖs maus resultados acumulados pelo clube: 4-2 em casa do Portimomense, 1-0 com o Braga e 0-1 com o Arsenal.

Curioso Ć© que o Sporting continua com todas as possibilidades intactas de conseguir tĆ­tulos em todas as provas em que estĆ”: na Primeira Liga, inclusive, o clube leonino estĆ” terceiro lugar, com a terceira melhor defesa do campeonato, apenas a trĆŖs pontos do primeiro lugar.

Nesta Ć©poca, o Sporting tem apenas trĆŖs derrotas em jogos oficiais (as referidas em cima) e um empate: contra o Benfica, na Luz. De resto, Peseiro levou o Sporting a dez vitĆ³rias, o que faz com que o seu despedimento tenha estado a ser considerado como precipitado por vĆ”rios analistas.

Contudo, tambĆ©m Ć© preciso perceber que JosĆ© Peseiro nĆ£o era o treinador do presidente Frederico Varandas, uma vez que o antigo responsĆ”vel pela equipa clĆ­nica dos leƵes chegou ao cargo jĆ” com o tĆ©cnico contratado pela direcĆ§Ć£o interina.

Depois de Peseiro ter sido despedido pelo presidente, surgiram vĆ”rios nomes na imprensa especializada para suceder ao treinador natural de Coruche. No entanto, o nome do holandĆŖs Marcel Keiser, que actualmente estĆ” aos comandos do clube Al Jazira, dos Emirados Ɓrabes Unidos, Ć© o mais certo para assumir os destinos do Sporting.

O antigo mƩdio, que passou como jogador (sem grande sucesso) pelo Ajax e outros clubes menores da Holanda, serƔ muito provavelmente o novo treinador do Sporting e deve assumir o lugar depois do jogo com o Arsenal, esta quinta-feira em Londres. AtƩ lƔ, mantƩm-se Tiago Fernandes Ơ frente da equipa.

Marcel Keiser Ć© conhecido pela personalidade forte, por apostar em talentos e, principalmente, por ter comandado o Ajax e o Ajax B entre 2016 e 2018.

Importante serĆ” tambĆ©m perceber que Keiser nunca conquistou qualquer tĆ­tulo, quer como jogador, quer como treinador, carreira que comeƧou em 2004, aos comandos do clube holandĆŖs UVS.

Pesando tudo isto, e apesar de reconhecermos competĆŖncias tĆ©cnicas ao treinador holandĆŖs, aquilo de que o Sporting precisava neste momento era um tĆ©cnico que conhecesse bem o futebol portuguĆŖs, os jogadores e conseguisse entrar, sem grandes dificuldades, na actual realidade do clube.

Marcel Keiser nĆ£o Ć© esse nome, por isso temos outros cinco treinadores que davam mais garantias ao Sporting, quer por jĆ” terem passado pelo clube com relativo sucesso, como tĆ©cnicos, quer como jogadores – e todos portugueses.

Paulo Sousa

JĆ” esteva no radar do Sporting para suceder, este ano, a Jorge Jesus, mas o contrato que tinha na China, com o Tianjin Quanjian, era milionĆ”rio, o que impediu o negĆ³cio. Mas actualmente, Paulo Sousa (48 anos) estĆ” sem clube e jĆ” admitiu que um dos objectivos era treinar um grande.

O Sporting seria uma grande porta de entrada para o regresso a Portugal, desta vez como treinador, de um dos melhores jogadores da sua geraĆ§Ć£o. Como tĆ©cnico, Paulo Sousa foi campeĆ£o suƭƧo com o Basel e ganhou taƧas nacionais pelo Vidi FC da Hungria e Maccabi Tel Aviv de Israel.

Abel Ferreira

O actual treinador do Braga seria mesmo a melhor opĆ§Ć£o para o Sporting, neste momento: Ć© um excelente treinador, com raƧa e capacidade de impor lideranƧa no balneĆ”rio.

AlĆ©m disso, esta jogada do Sporting permitia ainda “roubar” o treinador a um Braga que parece imparĆ”vel na Liga, o que podia contribuir para o enfraquecimento do clube minhoto. E Abel atĆ© jĆ” foi treinador das equipas jovens do Sporting…

Leonardo Jardim

Indiscutivelmente, o madeirense foi um dos melhores treinadores que passaram pelo Sporting nos Ćŗltimos dez anos. Contudo, ao serviƧo do MĆ³naco, Jardim teve quase sempre maus resultados em jogos oficiais: a Ćŗltima vitĆ³ria foi a 11 de Agosto (!). ConsequĆŖncia: foi despedido a 11 de Outubro.

O mais estranho Ć© que Leonardo Jardim foi campeĆ£o francĆŖs pelo MĆ³naco na temporada passada. O tĆ©cnico nacional tem ainda duas taƧas gregas no currĆ­culo e um campeonato da segunda divisĆ£o ganho com o Beira-Mar, em 2010. Jardim foi, ainda, treinador do Sporting durante uma Ć©poca, 2013/2014, em que o clube ficou em segundo lugar com 67 pontos.

Rui Jorge

O antigo lateral de FC Porto e Sporting, chegou ao clube leonino como jogador em 1997, num negĆ³cio que envolveu uma troca de jogadores: Peixe e Costinha foram para o Porto, com Rui Jorge e Bino a fazerem o caminho inverso.

Rui Jorge (45 anos) ficou oito anos no Sporting e foi campeĆ£o duas vezes, em 2000 e 2002, alĆ©m de ter ganho mais trĆŖs trofĆ©us nacionais pelos leƵes. Foi como treinador das camadas jovens de Portugal que Rui Jorge ganhou nome, ao liderar os Sub-21 lusos no Euro 2015, euro 2017 e nos Jogos OlĆ­mpicos de 2016.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].