Fotografia do ciclista do FC Porto Rui Vinhas ensanguentado torna-se viral nas redes sociais

Durante a etapa de ontem da Volta a Portugal, o ciclista do FC Porto W52 Rui Vinhas teve uma queda aparatosa e ficou muito mal tratado, principalmente na cara. Mas não desistiu e continuou a pedalar.

Quando, por vezes, vemos futebolistas que se contorcem com dores nos relvados, depois de terem levado um pequeno toque, só nos dá vontade de rir.

O “teatro” é daquelas coisas que qualquer jogador mais matreiro faz e, durante o Mundial de Futebol da Rússia, divertimo-nos bastante com os memes criados pelas “birras” de Neymar Jr.

Mas os verdadeiros atletas não desistem, nem rebolam no chão, ao mínimo toque. Nem, no caso e Rui Vinhas, depois de ter batido contra um automóvel, onde iam os team managers de uma equipa Israel Cycling Academy, que participa na Volta a Portugal.

Rui Vinhas, ciclista da equipa FC Porto W52 ficou com várias lesões e escoriações pelo corpo, rasgou a camisola de competição e ficou com cortes na cara e sangue a escorrer.

Mesmo assim, Rui Vinhas (31 anos), que já venceu a Volta a Portugal em 2016 pela mesma equipa, continuou a pedalar até concluir a prova: mais cerca de 191,7 km. Contudo, antes de voltar à bicicleta, o staff médico da prova fez vários curativos ao atleta.

Rui Vinhas decidiu continuar para ajudar o colega de equipa Rául Alarcón a manter a camisola amarela (que indica o líder da classificação) depois de concluída mais uma etapa.
– só no fim foi ao hospital para ser avaliado.

«Foi um infortúnio o que aconteceu com o meu ‘irmão’ Rui Vinhas. Espero que não tenha nada mais grave do que aquilo que se vê, que já é bastante impactante», disse o espanhol Rául Alarcón no final do dia de ontem.

As fotografias de Rui Vinhas a pedalar com o rosto parcialmente coberto de sangue tornaram-se virais e um símbolo do esforço, força de vontade, desportivismo espírito de equipa no ciclismo, algo que muitas vezes faz falta em desportos mais mediáticos. Esta, em baixo, acabou tornar-se viral nas redes sociais.

Rui Vinhas FC Porto Volta a Portugal

Este ano, a Volta a Portugal tem a sua 80.ª edição e tem o naming do banco Santander. Esta prova que comemora oitenta anos acaba a 12 de Agosto e é composta por dez etapas, com um percurso total de 1560,2 km.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].