Jogámos o novo Spider-Man exclusivo para PS4: as nossas primeiras impressões

Spider-Man Marvel PS4
Spider-Man Marvel PS4

A Insomniac Games, que conhecemos melhor por ser a editora da saga de jogos Ratchet & Clank foi chamada pela Sony para desenvolver um Spider-Man original e exclusivo para PS4. Chega a 7 de Setembro.

A Marvel está em alta no mundo do entretenimento e os seus filmes batem recordes no cinema. Entre Avengers, Black Panther e Ant-Man, também houve recentemente um reboot de Spider-Man, um filme cujos direitos são detidos pela Sony.

E é precisamente a Sony, pela mão da PlayStation, que vai fazer chegar à sua consola PS4 um novo e exclusivo jogo Spider-Man que chega a 7 de Setembro. A primeira coisa a saber é que a história foi desenvolvida de propósito para o jogo, sem qualquer ligação a um dos filmes ou comics.

Por isso, e sem entrar em spoilers, podemos dizer que há várias personagens deste universo da Marvel que vamos encontrar em lugares diferentes e com outras funções. Vilões e aliados podem estar em lados opostos neste jogo, confundindo um pouco a realidade a que estamos acostumados a ver na série Homem-Aranha.

Por exemplo, uma das novas realidades é que Peter Parker se formou e agora trabalha como cientista num laboratório. Antes de estar já a imaginar qualquer coisa como a Oscorp (como acontece nos filmes), pode tirar daí a ideia. A Insomniac Games preparou uma história com muitas mudanças, lembra-se?

O trabalho de Peter Parker como jornalista ficou no cinema e nos livros de BD – neste jogo exclusivo para PS4, o herói é cientista e até há coisas que vamos ter de fazer fora do fato de Spider-Man. Há momentos em que o temos de ajudar a resolver problemas, como arranjar máquinas, gadgets e até a criar um fato branco e mais avançado que lhe dá mais poderes.

E aqui não há Tony Stark para ajudar Peter Parker como nos filmes mais recentes Homecoming e Avengers Infinity War – somos nós que temos de trabalhar no laboratório para criar engenhocas que nos vão ajudar durante o jogo.

O jogo, em si, é tipo um cruzamento entre GTA e os títulos de Batman da Rocksteady Studios (Arkham Asylum, City e Knight), ou seja, temos um mundo aberto para explorar de forma livre (Nova Iorque recriada fielmente, neste caso) e podemos fazer missões paralelas (side quests) para ganhar mais experiência e pontos.

Estas englobam, muitas das vezes, impedir crimes de aconteceram na cidade que nunca dorme, como roubos a bancos ou joalharias. Aqui, o jogo tem uma grande vertente de beat’em up, com vários golpes a poderem ser executados com uma rápida combinação de botões, tipo Street Fighter ou Mortal Kombat.

Haverá, claro, uma história principal que é preciso acabar, mas também foi possível perceber que há uma cidade gigante para ser explorada com muitos easter eggs para descobrir e objectos para apanhar.

A nossa dúvida está apenas no facto de o jogo parecer demasiado repetitivo, principalmente pela forma de deslocação do nosso herói. Invariavelmente, temos de andar a disparar teias e baloiçar para chegar a qualquer lado, o que vai acabar por ser muito monótono com o avançar do jogo.

O model de jogo, neste campo, é em tudo igual ao velhinho Spider-Man 2 (o jogo do filme) que saiu em 2004 para as consolas da Sony, na altura: PS2 e PlayStation Portable.

Em termos de jogabilidade, tudo é muito fluido, mas vai ser complicado dominar na totalidade a parte dos combates, pois há muitos botões e combinações para usar. A câmara, por vezes, também não se coloca no sítio certo para ajudar nisto. Resultado: ficamos sem o melhor ângulo para ver a cena toda e não conseguimos dar os golpes adequados às ocasiões.

O facto de não seguir qualquer história dos filmes e dos comics é um ponto a favor, pois de certeza que nos vai fazer entrar numa realidade alternativa e causar surpresas em relação a coisas que achávamos estar garantidas.

A apresentação do jogo em Portugal foi feita em Lisboa no LACS e contou com a presença de Marvel Spider-Man vai ser um exclusivo para a PS4 e chega a 7 de Setembro com um preço provável de 69,99 euros.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].