Para a Sony, o melhor fotógrafo de natureza morta do mundo é português

O grande vencedor da categoria ‘Natureza Morta’ da edição de 2018 dos Sony World Photography Awards é português: o prémio foi para Edgar Martins.

Ontem, durante a cerimónia de entrega dos Sony World Photography Awards (SWPA), Edgar Martins foi considerado o melhor fotógrafo de natureza morta do mundo.

O fotógrafo nacional era mesmo o único em todo o concurso que estava nomeado em três categorias: ‘Natureza Morta’, ‘Descoberta’ e ‘Arquitectura’.

Edgar Martins submeteu dois trabalhos no concurso Profissional dos SWPA: ‘Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios’ (‘Natureza Morta’ e ‘Descoberta’) e ‘A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito’ (‘Arquitectura’).

O prémio acabou por ir para este primeiro trabalho fotográfico, em que Edgar Martins mostra objectos utilizados em suicídios e crimes e que são usados no trabalho dos especialistas forenses.

Mas o português não saiu de Londres, onde decorreu a cerimónia, apenas com esta distinção. A série ‘A Impossibilidade Poética (…)’ garantiu-lhe o segundo lugar na categoria respectiva.

A nível absoluto, a grande vencedora foi a fotógrafa britânica Alys Tomlinson, com um projecto chamado ‘Ex-Voto’ (oferendas dadas pelos fiéis aos seus santos de devoção).

No trabalho de Tomlinson é possível ver retratos formais, imagens de paisagens de grande formato, bem como por pequenas e detalhadas imagens de natureza morta destas oferendas.

A lista completa de vencedoras da edição de 2018 dos Sony World Photography Awards pode ser vista no site oficial da competição.

Hoje ficou ainda a saber-se que as inscrições para o concurso do próximo ano começam no dia 1 de Junho de 2018. Todos os concursos são de participação livre em worldphoto.org.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].