Escapadinha alternativa na Europa: siga até ao Norte da Alemanha!

Hamburgo Alemanha
Hamburgo Alemanha

Há mais locais para ver na Europa que Paris, Londres ou Barcelona. As cidades do Norte da Alemanha são um dos exemplos: há muitos locais de interesse, independentemente da altura do ano em que se visite a região.

O turismo nesta região da Alemanha começa por Hamburgo. Talvez não saiba, mas localizada a cerca de três horas de carro de Berlim, é uma das cidades mais turísticas do mundo.

Segundo a Lonely Planet, especialista em guia de viagens, Hamburgo foi considerada a quarta melhor cidade do mundo para visitar em 2018, ficando atrás apenas de Camberra (Austrália), Detroit (EUA) e Sevilha (Espanha).

Na segunda maior cidade da Alemanha não faltam locais de interesse. Elbphilharmonie (na foto, em baixo) é o mais recente: uma sala de espectáculos inaugurada em 2017 que recebe óperas, concertos e festivais.

Elbphilharmonie Hamburgo

Com muitas opções de entretenimento à beira do rio Elba, os restaurantes e bares costumam estar cheios. Alguns locais turísticos como o Zoo de Hamburgo e o Museu Internacional Marítimo são indispensáveis.

Há ainda o casino de Hamburgo, que é um dos mais avançados do mundo: tem 130 slots machines com tecnologia parecida com a de Las Vegas, que é a referência mundial nesta área.

Hamburgo tem gastronomia de classe mundial, com os chocolates a serem reconhecidos em toda Alemanha: o Museu Chocoversum é um dos pontos mais visitados da cidade.

Próximos destinos: Lübeck e Schwerin

Um pouco mais a norte de Hamburgo está Lübeck, uma cidade independente (tem estatuto de distrito) com pouco mais de duzentos mil habitantes. Parecida com as antigas cidades portuguesas, que mantêm a arquitectura tradicional, Lübeck é Património Mundial da Unesco desde 1987.

Lübeck

Fundada em 1143, é um quadro urbano de romantismo e herança histórico-cultural. O maravilhoso panorama da cidade é marcado, ainda nos nossos dias, por um ambiente medieval. Tal como Hamburgo, a cidade é cercada por água.

Lübeck (ou Lubeque) tem muita história e tradição, e isso reflecte-se nos vários museus. Além disso, na cidade nasceram três galardoados com o prémio Nobel: Thomas Mann (Literatura, 1929), Willy Brandt (Paz, 1971) e Gunther Grass (Literatura, 1999).

Uma cidade próxima de Lübeck que faz sucesso entre os turistas é Schwerin. A principal atracção turística é o castelo, um cenário clássico para boas fotografias. Além deste ponto turístico e histórico, Schwerin é conhecida pelos vários lagos, que a Alemanha tem em grande quantidade.

Schwerin

«O castelo é o símbolo da cidade, um conto de fadas situado numa ilha entre os lagos Schweriner See e Burgsee. Nas suas redondezas, as principais atracções são os jardins do castelo, o Museu do Estado, o Obelisco da Vitória, o palácio Altes Palais, o Marstall e a Chancelaria do Estado em estilo clássico» conta o site Germany Travel.

Segundo o mesmo site, a cidade «fascina os amantes da cultura com os mais diversos espectáculos no teatro Mecklenburgisches Staatstheater, com inúmeros palcos».

Já outra cidade independente muito turística no norte da Alemanha é Bremen. Um pouco mais a norte das três de que falámos, esta fica a pouco mais de uma hora de carro de Hamburgo. Quem vai a Bremen deve conhecer as duas estátuas emblemáticas: a de Roland e a de Bronze; ambas contam muito da história da cidade.

Um pouco diferente de Hamburgo, que tem uma arquitectura mais actual, Bremen preserva a antiguidade com os seus edifícios e casas a lembrarem o passado. A cidade tem mais de 1200 anos de história, e toda a sua tradição está reflectida nas praças, câmara municipal e até mesmo nos restaurantes com design clássico.

Bremen

Os pontos turísticos de Bremen incluem as estátuas, mercados antigos e vários museus que pode são locais de interesse em qualquer altura do ano.

A região Norte da Alemanha não aparece muito entre as principais opções de viagem, quer no Inverno, quer no Verão, mas há muito para descobrir e conhecer neste que é o sétimo maior país da Europa.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.