Hamburgo Alemanha
Hamburgo Alemanha

Escapadinha alternativa na Europa: siga até ao Norte da Alemanha!

Há mais locais para ver na Europa que Paris, Londres ou Barcelona. As cidades do Norte da Alemanha são um dos exemplos: há muitos locais de interesse, independentemente da altura do ano em que se visite a região.

O turismo nesta região da Alemanha começa por Hamburgo. Talvez não saiba, mas localizada a cerca de três horas de carro de Berlim, é uma das cidades mais turísticas do mundo.

Segundo a Lonely Planet, especialista em guia de viagens, Hamburgo foi considerada a quarta melhor cidade do mundo para visitar em 2018, ficando atrás apenas de Camberra (Austrália), Detroit (EUA) e Sevilha (Espanha).

Na segunda maior cidade da Alemanha não faltam locais de interesse. Elbphilharmonie (na foto, em baixo) é o mais recente: uma sala de espectáculos inaugurada em 2017 que recebe óperas, concertos e festivais.

Elbphilharmonie Hamburgo

Com muitas opções de entretenimento à beira do rio Elba, os restaurantes e bares costumam estar cheios. Alguns locais turísticos como o Zoo de Hamburgo e o Museu Internacional Marítimo são indispensáveis.

Há ainda o casino de Hamburgo, que é um dos mais avançados do mundo: tem 130 slots machines com tecnologia parecida com a de Las Vegas, que é a referência mundial nesta área.

Hamburgo tem gastronomia de classe mundial, com os chocolates a serem reconhecidos em toda Alemanha: o Museu Chocoversum é um dos pontos mais visitados da cidade.

Próximos destinos: Lübeck e Schwerin

Um pouco mais a norte de Hamburgo está Lübeck, uma cidade independente (tem estatuto de distrito) com pouco mais de duzentos mil habitantes. Parecida com as antigas cidades portuguesas, que mantêm a arquitectura tradicional, Lübeck é Património Mundial da Unesco desde 1987.

Lübeck

Fundada em 1143, é um quadro urbano de romantismo e herança histórico-cultural. O maravilhoso panorama da cidade é marcado, ainda nos nossos dias, por um ambiente medieval. Tal como Hamburgo, a cidade é cercada por água.

Lübeck (ou Lubeque) tem muita história e tradição, e isso reflecte-se nos vários museus. Além disso, na cidade nasceram três galardoados com o prémio Nobel: Thomas Mann (Literatura, 1929), Willy Brandt (Paz, 1971) e Gunther Grass (Literatura, 1999).

Uma cidade próxima de Lübeck que faz sucesso entre os turistas é Schwerin. A principal atracção turística é o castelo, um cenário clássico para boas fotografias. Além deste ponto turístico e histórico, Schwerin é conhecida pelos vários lagos, que a Alemanha tem em grande quantidade.

Schwerin

«O castelo é o símbolo da cidade, um conto de fadas situado numa ilha entre os lagos Schweriner See e Burgsee. Nas suas redondezas, as principais atracções são os jardins do castelo, o Museu do Estado, o Obelisco da Vitória, o palácio Altes Palais, o Marstall e a Chancelaria do Estado em estilo clássico» conta o site Germany Travel.

Segundo o mesmo site, a cidade «fascina os amantes da cultura com os mais diversos espectáculos no teatro Mecklenburgisches Staatstheater, com inúmeros palcos».

Já outra cidade independente muito turística no norte da Alemanha é Bremen. Um pouco mais a norte das três de que falámos, esta fica a pouco mais de uma hora de carro de Hamburgo. Quem vai a Bremen deve conhecer as duas estátuas emblemáticas: a de Roland e a de Bronze; ambas contam muito da história da cidade.

Um pouco diferente de Hamburgo, que tem uma arquitectura mais actual, Bremen preserva a antiguidade com os seus edifícios e casas a lembrarem o passado. A cidade tem mais de 1200 anos de história, e toda a sua tradição está reflectida nas praças, câmara municipal e até mesmo nos restaurantes com design clássico.

Bremen

Os pontos turísticos de Bremen incluem as estátuas, mercados antigos e vários museus que pode são locais de interesse em qualquer altura do ano.

A região Norte da Alemanha não aparece muito entre as principais opções de viagem, quer no Inverno, quer no Verão, mas há muito para descobrir e conhecer neste que é o sétimo maior país da Europa.

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!