Black Panther Arabia Saudita

Black Panther é o primeiro filme a estrear na Arábia Saudita desde os anos 70

por • 5 Abril, 2018 • Cinema 🎥Comentários fechados em Black Panther é o primeiro filme a estrear na Arábia Saudita desde os anos 70263

Ontem soube-se que o Governo da Arábia Saudita, liderado por Salman Al Saud, levantou a restrição sobre o cinema no país. O filme da Marvel Black Panther vai ser o primeiro a estrear em quase 40 anos.

Devido a questões religiosas sobre as quais não escusamos a fazer qualquer comentário, o cinema esteve banido da Arábia Saudita desde o final dos anos setenta.

O Governo, na altura, proibiu quaisquer estreias de filmes e fechou (quase) todas as salas deste país islâmico. Agora, passados quase quarenta anos sobre esta decisão, a Arábia Saudita vai passar, outra vez, a ter cinema.

E dizemos ‘quase’ porque a cidade de Khobar tem um cinema IMAX. Fica no complexo tecnológico e científico da Scitech e passa, sobretudo, documentários.

O regresso em força do cinema ao país tem o dedinho da AMC (que tem o canal com o mesmo nome, disponível em Portugal) e vai ser feito com a abertura de cerca de trinta salas em todo o território.

A primeira será na capital, Riade, onde vai igualmente estrear o filme Black Panther. Actualmente, este filme de super-heróis da Marvel é o mais lucrativo de sempre no seu género e o quarto de sempre, no ranking dos EUA.

Internacionalmente, Black Panther fez mais de cerca de 510 milhões de euros e tornou-se o filme de um único super-herói mais lucrativo de sempre.

Em Portugal, o filme estreou a 15 de Fevereiro e passou duas semanas na liderança, tendo sido ultrapassado por As Cinquenta Sombras Livre, que é, neste momento, o líder de audiências e box office em Portugal.

Até à última semana de Março, Black Panther tinha feito 1 635 milhões de euros, sendo, até ao momento, o segundo filme mais visto de 2018, com 288 mil espectadores.

Artigos Relacionados