Harley-Davidson mostra o último protótipo da mota eléctrica que vai lançar em 2019

Depois dos automóveis, é a vez de as motas começarem a dar “choque”. A Harley-Davidson mostrou o protótipo final da LiveWire, que chega em 2019.

Foi no EICMA 2018 (Salão Internacional da Moto), em Itália, que a marca dos EUA mostrou aquela que será a sua grande novidade para 2019: uma mota completamente eléctrica camada LiveWire.

O protótipo apresentado parece-se com um redesign dos modelos comuns da Harley-Davidson e os detalhes partilhados sobre a mota não foram muitos. Contudo, sabe-se que a LiveWire vai ter uma autonomia de cerca de 90 km e conseguir chegar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos. O motor vai ter 55kW (74 cv).

A autonomia é ainda uma questão complicada em baterias para motas, uma vez que estas têm de ser muito mais pequenas que as usadas em automóveis; é por isso que, para já, a autonomia de 90 km pode ser considerada insuficiente para muitos clientes.

Esta é uma característica em que a Harley-Davidson pode trabalhar durante mais uns meses até começar a produzir uma versão de estrada da LiveWire, por isso é natural que este valor de autonomia suba mais um pouco no modelo final. No entanto, é esperado que as pré-vendas comecem já em Janeiro de 2019.

Ne LiveWire, a Harley vai usar travões Brembo, luzes LED e pneus com duas dimensões diferentes: 17 polegadas atrás e 18, à frente.

A primeira ideia de uma mota eléctrica chamada LiveWire foi mostrada pela marca em 2014 e desde então o projecto tem sido melhorado. A versão apresentada no EICMA será a mais perto que a Harley-Davidson mostrou ao público.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].