Review: Alcatel A5 LED

©Alcatel
©Alcatel

Sem smartphones para lutar contra LG, Samsung, Sony ou Apple, a Alcatel vê-se obrigada a apostar noutros trunfos para conquistar clientes.

A solução encontrada pela marca é bastante válida: conceitos que são difíceis de encontrar em propostas de outras marcas e que acabam por marcar a diferença.

Já tínhamos visto isto com o OneTouch Idol 3 (com duas colunas frontais JBL), com o Pop 4S (que vinha numa caixa que eram os óculos VR, gratuitos) ou o Shine Lite (metal e vidro a um preço baixo).

Agora, com o A5 LED, há mais um conceito explorado: o das luzes LED, que iluminam a totalidade da capa traseira deste smartphone. Isto, claro está, não passa de um gimmick – a utilidade prática é zero, mas, por outro lado, a diversão é alguma.

Por exemplo, podemos fazer com que a capa se ilumine, cada vez que há uma mensagem, com a mesma cor das aplicações Snapchat, Messenger e WhatsApp (amarelo, azul e verde). Quando ouvimos música, também é possível aplicar alguns efeitos – podemos fazer isto a partir da app Light Show, já instalada.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.

Aliás, no que respeita à personalização, o Alcatel A5 LED tem uma função também bastante divertida, apoiada no conceito da app Light Show e que permite mudar a tonalidade da interface com o reconhecimento das cores que aparecem numa foto.

Por exemplo, se tirarmos uma fotografia a um campo de relva, o software detecta os tons verdes e aplica um tema neste tom, com o wallpaper e os ícones a seguirem este padrão.

Apesar de este modelo ser vendido como um smartphone que se ilumina, com uma capa cheia de LED que, por acaso dá mais 200 mAh de energia ao telefone, a marca não aparece acreditar que os clientes queiram sempre usar o A5 assim.

Por isso, na caixa, incluem uma capa em preto, perfeitamente banal, que retira todo o factor ‘wow’ a este modelo. Por que razão compramos um smartphone que aposta num determinado conceito diferenciador, para depois o usarmos como um outro qualquer?

Em termos de resultados de desempenho, o A5 acabou por revelar-se num modelo fraquinho, o que dá a entender que a Alcatel apostou todas as fichas na comunicação do fenómeno do pisca-pisca.

A marca esqueceu-se daquilo que os utilizadores mais novos também gostam de ver num smartphone actual: boa qualidade da máquina fotográfica e capacidade para correr jogos um pouco mais desenvolvidos.

Gosto de ver conceitos diferentes e inovadores nos smartphones. E, por isso, gosto deste A5 LED, com as suas luzes sempre prontas a piscar assim que se aproxima uma notificação, uma chamada ou se toca uma música. Mas é preciso ver bem que estamos perante um smartphone que custa 200 euros e que não tem muitos argumentos que realmente… nos pisquem o olho.

Preço: €199,99 | Site: alcatel-mobile.com/pt/

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].