Já é possível pedir táxis eléctricos e híbridos na app MyTaxi… e não só

MyTaxi Eco XL
MyTaxi Eco XL

A MyTaxi não quer deixar fugir a concorrência «desleal» de plataformas como a Taxify, Uber e Chauffeur Privé. A nova app tem um interface mais simples e com várias opções em estreia.

É uma espécie de “uberização”, aquilo que se vê na nova app da MyTaxi que já está disponível para Android e iOS. Esta plataforma, que trabalha exclusivamente com táxis, passa a ficar com um aspecto muito próximo do que podemos ver nas suas rivais.

Apesar de o sector dos táxis estar em pé de guerra com as apps de mobilidade alternativa como a Uber, a Taxify ou a mais recente Chauffeur Privé, é no design e forma de funcionar destas que a MyTaxi se passa a basear.

Esta é mais uma prova de que o modelo tradicional estará condenado, perante as novas soluções, modelos e formas de deslocação alternativas ao táxi tradicional.

A cópia das funcionalidades destas mesmas apps é sinal de que são os táxis tradicionais que se têm de adaptar a uma nova realidade e não o contrário.

Entre estas está, por exemplo, uma que a Uber já tem desde o início da operação em Portugal, em 2014: a possibilidade de, além dos táxis de quatro lugares, pedir carrinhas táxi de oito lugares ou mesmo os eco táxis, veículos híbridos ou 100% eléctricos.

A última será mesmo uma das novidades mais importantes para reduzir a pegada ecológica das deslocações pela cidade, uma atenção que outras plataformas de mobilidade alternativa têm.

As empresas de car-sharing Emov e DriveNow são as principais apologistas da deslocação em veículos eléctricos automóveis em Lisboa: a primeira tem a sua frota 100% electrificada, composta por Citroen C-Zero; a segunda tem os BMW i3 e está a reforçar a sua oferta sem combustão.

Além disso, esta é uma possibilidade que apenas a Uber tem, com a opção Green e que está em falta na Taxify e na Chauffeur Privé. Com esta actualização da MyTaxi, a Chauffeur Privé passa a ser a única app deste conjunto a não permitir os pedidos de veículos XL (seis a oito lugares).

Na renovada app MyTaxi podemos também «ver as diferentes tarifas e as horas de chegada para o passageiro», sublinham os responsáveis pela plataforma. Estas são também características que as rivais sempre mostraram.

Para assinalar a chegada da versão actualizada da app MyTaxi aos smartphones, a empresa está a dar um voucher de 5 euros para que os clientes experimentem as novas funcionalidades. Para isso basta usar o código: EXPERIMENTE18.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].