Como tem acontecido nos últimos anos, a Yorn volta a juntar-se ao MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa para um concurso de curtas gravadas com o smartphone.
Ou com um tablet. A escolha é dos participantes, que apenas não podem recorrer a câmaras profissionais para gravar as suas ideias para minifilmes de terror.
Quando às regras características obrigatórias das curtas para competição, são muito simples: no máximo, têm de ter dois minutos e uma resolução mínima de 1280 x 720, «sendo preferencial o formato HD 1920 x 1080», sublinha a organização.
As curtas devem ser carregadas para o YouTube e para o Vimeo e, depois, inscritas neste passatempo através da página de Facebook do MOTELX, onde está disponível um formulário. Também é aqui que se vai poder votar nos filmes.
Os autores podem fazer a inscrição das curtas-metragens até ao dia 31 de Agosto. Depois, é preciso que os trabalhos tenham, pelo menos, vinte votos, para serem seleccionadas pelo júri.
Segue-se a indicação de um máximo de trinta curtas que serão apresentados durante a 12.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Destas, só uma vai sair vencedora, com os prémios ainda por definir.
Pode ler as regras completas do passatempo Yorn microCURTAS na página oficial do MOTELX 2018.