Review: Razer Nommo Chroma

Razer Nomo Chrome
Razer Nomo Chrome

Se gosta de colunas com um design fora do comum e se “derrete” por gadgets com iluminação RGB, a Razer tem as Nommo mesmo à sua espera.

Com traços minimalistas (são, basicamente dois cilindros horizontais com uma base redonda), estas colunas são indicadas pela marca como acessórios de gaming.

Ok, não vamos dizer que ficam mal num setup daqueles que costumamos ver no YouTube, mas gamer que é gamer usa auscultadores, especialmente se o jogo for um FPS.

Contudo, para outro tipo de jogos, como FIFA ou GTA V (e se dispensa jogar online), não é nada mal pensado usar umas colunas deste género em vez de auscultadores.

O mesmo serve para ouvir música ou ver filmes no desktop, quando estiver à vontade em casa. É que, apesar de serem 2.0, as Nommo Chroma debitam um som envolvente e poderoso, muito por culpa dos drivers de três polegadas que podemos ver a vibrar quando aumentamos os decibéis.

A coluna da direita tem os controlos alojados na base (também muito minimalistas) onde podemos, inclusive, regular o bass; já o regulador do volume produz uma luz verde na base, que vai iluminando a mesa a verde à medida que aumentamos o som.

Por defeito, as duas bases vão emitindo luz em várias cores (lá está o RGB), mas tirar o máximo partido das Razer Nommo Chroma recomendamos a instalação do software gratuito Synapse (razer.com/synapse-2) para macOS e Windows, que vai permitir definir modos de som para jogos, música e filmes, assim como configurar vários modos de iluminação, incluindo a escolha das cores que quiser ver a piscar.

Além do USB, ligação essencial para tirar partido do Synapse e poder controlar todos os parâmetros de que falámos, pode ainda usar o cabo jack de 3,5 mm para ligar as Nommo Chroma ao computador, a um tablet ou a um smartphone.

E é aqui que sentimos, por exemplo, a falta do Bluetooth para que estas colunas tivessem aquele pormenor que às vezes nos dá tanto gozo ver num gadget, ainda que isso não seja essencial.

razer.com | €169,90

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].