Milhões de Festa fecha cartaz com mais cinco bandas e muitas actividades paralelas

Milhões de Festa Barcelos 2018
Milhões de Festa Barcelos 2018

Este ano, o Milhões de Festa é em Setembro e quer marcar o início de uma nova tradição. O cartaz está fechado a duas semanas do início com o anúncio de cinco bandas e vários projectos artísticos.

Depois de oito anos a realizar-se sempre em Julho e em Barcelos, o Milhões de Festa 2018 será em Setembro. Isto é uma espécie de regresso às origens, já que o festival começou em 2006 no espaço Uptown, no Porto, de 15 a 18 de Novembro. No ano seguinte, mudou-se para Braga (Censura Prévia) e teve dois dias: 21 e 22 de Setembro.

Foi a partir de 2010 que o Milhões passou para Barcelos e o acordo com a Câmara desta cidade acaba precisamente este ano. Normalmente com temperaturas quentes, o Milhões é um evento diferente onde podemos ouvir as bandas literalmente de molho na piscina do Parque Fluvial de Barcelos.

A cerca de duas semanas do início do Milhões de Festa, a organização anunciou o fecho do cartaz com mais cinco nomes para o palco principal: Peter Gabriel Duo, Decibélicas, Phantom Chips, Sereias e DJ Lynce.

Estas bandas juntam-se aos nomes já confirmados, dos quais se destaca Electric Wizard, Squarepusher, Os Tubarões, Lena d’Água e Primeira Dama com a Banda Xita, 700 Bliss, Scúru Fitchádu, Mirrored Lips, Afrodeutsche, Pharaoh Overlord, Indignu e Cumbadélica. O programa com pleto pode ser visto aqui.

Além dos concertos, o Milhões de Festa vai ainda ter várias actividades paralelas, também acabadas de confirmar. Performances, festas silenciosas com glitter e que revisitam a etnografia local, feiras e curadorias são as propostas que encerram o cartaz deste ano.

Esta décima primeira edição do Milhões de Festa vai ter «duas mãos cheias de projectos que prometem abrir uma nova tradição para o festival minhoto». Por exemplo, vai haver uma mostra de bandas de música mais “pesada”, com Nashgul, Greengo, Pé Roto e Ell Granada, numa continuidade da parceria com o SWR Barroselas Metalfest.

Em estreia, temos a curadoria da Fat Out, um colectivo de criação de Manchester «responsável por algumas das mais turbulentas, intensas e obscuras festas da cidade», sublinha a organização.

Ao Milhões, a Fat Out traz a Festa da Abelha Gorda, uma celebração em que o mote é ‘to bee yourself’, uma festa que vai ter «muito glitter» e das actuações de Croww, Marilyn Misandry, GSY!PA, Hajahh e do Queen Bee Supergroup.

Uma das “amigas” da promotora do Milhões, a Favela Discos, vai continuar a estar presente no festival de Barcelos, este ano a «olhar de fora o Minho, as suas tradições e festas», com a Adega Cooperativa de Marte, os Amigos da Anta, o Psico-Baile e a actuação dos Fação Barulho, banda de post-techno-gaita-de-foles.

Ainda na linha da tradição minhota, o Milhões vai abrir com a Aeróbica, uma «festa que tem vindo a marcar a diferença nas noites portuenses, garantia de total diversão e transpiração».

A fechar o festival, o palco Taina transforma-se numa discoteca silenciosa: vai ser preciso usar headphones, cedidos pela parceira Red Bull, para ouvir a música. Este local vai ainda, e pela primeira vez, estar aberto ao almoço, para que seja possível «provar alguma da melhor gastronomia e diferentes vinhos locais».

O Milhões de Festa 2018 vai também ter outros espectáculos artísticos e actividades de bem-estar e lazer: vai haver uma feira de webzines, BD e discos, aulas de SuNA Yoga todos os dias ao longo da tarde.

Logo a seguir à abertura das portas do recinto, há a actuação das Motion Within, uma performance de quinze mulheres a bordo do único veículo autorizado para circular no espaço do festival. Na mesma linha actuam Natalie Sharp e Gazelle Twin com um novo espectáculo interactivo que se estreia em Portugal e a rave techno-ritualística de Ukaea.

Os bilhetes estão à venda online e nos locais habituais por 60 (passe geral) e 20 euros (diário). Toda a programação e mais informações estão disponíveis em milhoesdefesta.com.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].