LEGO Millenium Falcon Kessel Run
LEGO Millenium Falcon Kessel Run

Chegou a Millenium Falcon em LEGO de que andávamos à procura: novinha em folha e recheada de minifiguras Star Wars

Com o aproximar de mais um filme da saga Star Wars, a LEGO começa disponibilizar vários kits relacionados com a história, desta vez de Han Solo. O mais vistoso é mesmo esta Millenium Falcon novinha em folha.

Quem é fã de Star Wars sabe bem que a Millenium Falcon é um «pedaço de sucata» – é assim que Luke Skywalker reage quando vê, pela primeira vez a nave espacial da Han Solo no episódio IV, o primeiro filme Star Wars.

Em 2016, quando estreou The Force Awakens, voltamos a ouvir a mesma coisa: quando Rey e Finn escapam de um ataque Imperial em Jakku e têm de usar uma nave para fugir.

Quando isto acontece, passam os dois pela Millenium Falcon (sem que nós vejamos) e Finn pergunta a Rey por que é que não podem usar esta nave para fugir. «It’s garbage» (é um lixo), diz Rey.

Contudo, quando a nave para onde se dirigiam é atingida por um TIE Fighter e explode, têm mesmo de usar a “sucata” voadora para escapar: «The garbage will do», diz Rey, com o plano a mostrar pela primeira vez em trinta anos a Millenium Falcon.

E vai ser no filme Star Wars: Solo (estreia em Portugal a 24 de Maio) que vamos saber mais em detalhe a história de uma das naves espaciais mais míticas do cinema, ganha por Han Solo numa partida do jogo Sabacc Corellian Spike a Lando Calrissian. É deste jogo que também vêm os dados dourados que aparecem na nave, inclusive no segundo filme da nova trilogia: The Last Jedi.

Assim, é natural que este kit LEGO mostre a nave tal como era quando era nova, sem ter passado pelas batalhas espaciais e aventuras que Han Solo e Chewbacca tiveram durante os três episódios originais de Star Wars.

O cargueiro corelliano YT-1300 aparece assim, como veio ao mundo, ainda com a pintura original e o casco inteiro, sem aquele vazio a meio que lhe deu a identidade que todos os fãs têm na memória.

Contudo, há um pormenor: podemos retirar esta parte do casco original para fazer com que a Millenium Falcon fique mais parecida com a que conhecemos. Isto também pode ser uma pista: é quase certo que vamos ficar a saber neste filmes como é que aconteceu o acidente que “desfigurou” a nave.

Composto por 1414 peças, a nova Millenium Falcon LEGO aparece num kit com o nome Kessel Run, a rota de contrabandistas que Han Solo fez em «12 parsecs», uma expressão que também se tornou emblemática no universo Star Wars.

Millenium Falcon LEGO 75212

Este kit tem quase 50 cm de comprimento, 30 de largura e 11 centímetros de altura. Com a nave vêm ainda seis minifiguras: Han Solo, Chewbacca, Qi’ra, Lando Calrissian, Quay Tolsite, um robot DD-BD e um droide operacional de Kessel.

Este é mais um set de grandes dimensões da LEGO da Millenium Falcon. Pela altura da saída de Star Wars: The Force Awakens tinha saído um kit com a versão que aparecia no filme (75105); mais recentemente, a LEGO lançou uma versão gigante com mais de 7500 peças, com um preço próximo dos mil euros (75192).

A nova Millenium Falcon Kessel Run (75212) já está disponível nas lojas físicas e na loja LEGO onlinee por 174,99 euros.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].