Mesa de Lemos e restaurante Vistas com novas cartas de Primavera

Mesa de Lemos Polvo Peniche
Mesa de Lemos Polvo Peniche

Ficam em regiões opostas do País, mas anunciaram a renovação das ementas ao mesmo tempo. No Mesa de Lemos o mote é o regresso à vinha e ao terroir do Dão; no Vistas o chef fala numa «ode à opulência dos sentidos».

Na Beira Alta, em Viseu, o restaurante da Quinta da Lemos anunciou uma nova carta de Primavera em que o chef Diogo Rocha leva à mesa a «frescura dos alimentos de época».

O Mesa de Lemos tem, agora, uma carta renovada para acolher os novos ingredientes da horta, da vinha e do ‘terroir’ desta propriedade, em plena região do Dão.

O “intruso” será o bacalhau da Islândia, pois consta que o território nacional ainda não se estendeu à Escandinávia; todavia, não há dúvida que este peixe é um clássico da gastronomia tradicional portuguesa.

Depois há Polvo de Peniche, o Porco do Montado Alentejano ou o Salmonete da Setúbal. Nas sobremesas, destaque para sabores frescos, como os da fruta, especialmente do Kiwi.

Para reservas na Mesa de Lemos pode usar o número de telefone 961 158 503. O restaurante da Quinta de Lemos está aberto quartas e quintas apenas ao jantar: das 20 às 24 horas; às sextas e sábados são feitos os dois serviços – das 12 às 15 horas e das 20 às 24. Aos domingos, o Mesa de Lemos só abre para almoços: 12 às 15 horas.

Vistas com Leitão de Cabidela na carta

Das Beiras viajamos até ao Monte Rei Golf & Country Club (Tavira, Algarve) onde o chef Albano Lourenço também renovou a carta do restaurante Vistas.

Caracterizada como uma «ode à opulência dos sentidos», a nova ementa do «une a qualidade dos produtos nacionais e regionais às técnicas internacionais mais actuais», sublinha Albano Lourenço.

A carta tem como “protagonistas” o peixe, o marisco, as codornizes e o leitão, com a preferência a ser «sempre dada aos aos produtos locais».

Além dos pedidos à la carte, existe um novo menu de degustação onde estão pratos como Vieira com Risotto de Cogumelos, Cebolinho e Presunto Pata Negra, Robalo e Cerém de Carabineiro, Ovas de Salmão e Molho de Champagne ou Leitão em Cabidela de Batata e Molho de Amêndoa.

O restaurante Vistas (não confundir com o Vista, que tem uma estrela Michelin e também fica no Algarve, em Portimão) está aberto apenas para jantares, das 19:30 às 22:30, de terça a sábado. Para reservas pode usar o telefone 281 950 950.

A título de curiosidade, lembre-se que os dois chefes já tinham sido os autores de um jantar a quatro mãos no Mesa a 2 de Dezembro de 2017.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].