Foi em 1958: o primeiro tijolo LEGO saía da fábrica há 60 anos

Tijolos LEGO 60 anos
Tijolos LEGO 60 anos

A LEGO começou a fazer tijolos de plástico em 1949, mas só nove anos mais tarde, em 1958, é que nasceu o tijolo (brick) que conhecemos hoje em dia. Os primeiro eram ocos de de utilização limitada.

As primeiras construções com LEGO tinha um problema: os modelos «desfaziam-se se fossem movimentados ou se as estruturas inclinassem», diz a empresa.

É que na altura, em 1949, Ole Kirk Kristiansen (fundador da LEGO) criou os Automatic Binding Bricks mas estes eram ocos, o que limitava em muito as construções e as tornava, ao mesmo tempo instáveis.

Em 1953, a mudança introduzida não resolveu o problema: foram apenas acrescentadas novas cores e houve uma mudança de nome – LEGO Mursten
(mursten significa ‘tijolos’, em dinamarquês).

Foi preciso esperar mais cinco anos para que a equipa de Ole Kirk Kristiansen conseguisse uma peça LEGO mais sólida – foi aí que nasceu o tijolo como o conhecemos hoje com os “tubos” no interior.

Esta mudança de design comemora 60 anos em Janeiro de 2018 e foi a catapulta que tornou a LEGO numa marca que conseguiu dar mais criatividade às crianças – por exemplo, a marca lembra que seis tijolos LEGO 2×4 podem ser combinados em «mais de 915 milhões de maneiras».

Actualmente, a LEGO tem cerca de quatro mil peças diferentes no seu portfólio, com mais de sessenta cores disponíveis. Veja o vídeo que mostra a evolução da marca desde que foi criada em 1932.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].