A Orus Clothing รฉ uma marca portuguesa de roupa e acessรณrios que garante vender tudo a preรงos justos, mas mantendo uma qualidade superior. Serรก que isto se aplica aos relรณgios?
Conheci a Orus depois de Francisco Duarte, o responsรกvel pela marca, me ter enviado um mail a dar conta de um acontecimento que tinha ยซmarcadoยป a sua empresa.
Em Novembro do ano passado, a Orus lanรงou a sua primeira colecรงรฃo de relรณgios (do qual este Dash Vulcan faz parte) e colocou os mesmos em prรฉ-venda, por 29,90 euros.
Segundo Francisco Duarte o sucesso foi tal, que a Orus decidiu produzir trรชs mil unidades de relรณgios e dar quatro semanas de prazo para os fazer chegar aos clientes.
Contudo, um problema de produรงรฃo pรดs isto tudo em causa: ยซO mecanismo dos relรณgios tinha um problema e tivemos que recorrer ร sua substituiรงรฃo. O prazo de entrega dos relรณgios para os clientes passou de 1 para 2 mesesยป, lembra Francisco Duarte.
Algumas destas pessoas tinham comprado o relรณgio para oferecer no Natal, mas acabaram por receber a encomenda quase a meio de Janeiro, o que levou a vรกrias reclamaรงรตes.
Para contornar isto, e voltar a ter a confianรงa dos clientes, a Orus decidiu oferecer um dos seus ยซartigos mais vendidosยป para compensar. Alรฉm disso, a marca diz ter recebido vรกrios feedbacks dos clientes que ficaram ยซsatisfeitos com a qualidade do relรณgioยป.
Foi a partir daqui que tive curiosidade em experimentar um Classic Dash, a linha de relรณgios da Orus Clothing. A minha escolha recaiu no Vulcan, pelo contraste entre a pulseira de castanha e a caixa em preto.
Por 29,90 euros, nรฃo hรก muito por onde falhar: apesar de a pulseira nรฃo ser em pele (รฉ 100% poliuretano, um material usado para fazer couro sintรฉtico), a caixa รฉ suficientemente minimalista e ao mesmo tempo vistosa para nรฃo passar despercebida.
Este elemento tem 45 mm de diรขmetro, 9 mm de espessura e torna o Orus Vulcan (assim como todos os outros) resistente atรฉ 60 metros debaixo de รกgua / trรชs atmosferas.
O ponteiro dos segundos, em vermelho, dรก-lhe um toque diferenciador, assim como o nome da marca e o logรณtipo ร s 12 horas, mas nรฃo sรฃo tรฃo vivos como a imagem que a Orus mostra no seu site. O mesmo acontece com a cor da pulseira, num castanho mais sumido que a mostrada online.
Nรฃo sei se isto acontece nos outros relรณgios que a marca vende, mas a verdade รฉ que fiquei um pouco desiludido com o aspecto geral do relรณgio que me chegou ร s mรฃos, pois a imagem no site, em termos de cores, รฉ mais atractiva que o modelo fรญsico.
Outro problema รฉ o acerto do dia e o facto de este pormenor tambรฉm nรฃo ser igual ao da imagem que vem no site. Aqui, o indicador tem fundo preto, para se confundir com o mostrador e os nรบmeros em branco.
Porรฉm, na unidade enviada pela Orus, acontece o contrรกrio: nรบmeros a preto e fundo em branco, o que acaba por destoar do resto do design, alรฉm de ter o problema de nรฃo ser igual ao que a empresa mostra no site.
Ainda neste tema do indicador do dia, รฉ preciso dar duas voltas completas aos ponteiros do relรณgio para que o dia passe ร frente. Outros modelos que jรก tive tรชm essa funรงรฃo na coroa, que sai mais um pouco sรณ para se poder acertar este parรขmetro.
Alรฉm disso, e como o mecanismo nรฃo reconhece se o ano รฉ bissexto ou comum, tivemos um problema com o mรชs de Fevereiro, o que faz com que neste dia, 29 de Marรงo, o indicador mostre o dia 26. E ter de estar sempre a acertar isso รฉ incรณmodo.
No fim de contas, o que a marca promete, cumpre? Penso que sim: o design รฉ minimalista (embora com falhas) e o preรงo รฉ acessรญvel. Para quem gosta de um relรณgio ร antiga e nรฃo embirrar muito com detalhes (como as diferenรงas que apontรกmos entre imagem do site e modelo real), vale a pena dar uma oportunidade ao portfรณlio da Orus.
โฌ29,99 | orusclothing.com