Depois do Martim Moniz e do Chiado, é Belém que chega ao Topo

Topo Belém
Topo Belém

Topo, Topo Oriental, Topo Chiado e, agora, Topo Belém. O mais recente restaurante com esta assinatura está no CCB e tem vista para o rio Tejo.

O EsteOeste tem uma nova companhia no que respeita a espaços de restauração no Centro Cultural de Belém. Onde antigamente estava o BA Terraço passa a estar o quarto espaço Topo, depois do 2-em-1 no Martim Moniz e do Chiado.

No Martim Moniz, o Topo tem um bar/restaurante aberto desde 2015 e no Verão do ano passado abriu uma sala dedicada em exclusivo à cozinha asiática, o Topo Oriental. Pelo meio houve ainda uma incursão pelo conceito de bar pop-up no Cais do Sodré, que esteve aberto entre Outubro de 2016 e Abril de 2017: Topo Clube.

Em 2016, o mentor do Topo, José Filipe Rebelo Pinto, abriu ainda outro espaço, desta vez no Chiado, no edifício dos Terraços do Carmo, um projecto de Siza Vieira.

Em dois anos, o Topo abriu, assim, cinco zonas de lazer e restauração que acabaram por marcar Lisboa. A mais recente incursão deste Grupo chega agora a Belém, onde o Topo acaba por ter o seu restaurante/bar mais deslocalizado.

O Topo Belém está no CCB e conta com uma sala interior e uma esplanada com bvista para o Rio. Na carta destacam-se os «petiscos e sabores nacionais», aos quais se juntam os cocktails de assinatura do Topo e uma longa selecção de vinhos.

Topo Belém Esplanada

Sugestões como o coquete de carnes do cozido, a pastel de massa tenra de alheira e couve, os ovos molhados de alheira ou o prego do lombo DOP são alguns dos destaques para picar. Nos pratos prinicpais, o arroz de javali, castanhas piladas e cogumelos chama-nos a atenção nas carnes, enquanto no peixe, são os camarões black tiger com arroz negro biológico que nos deixam com curiosidade.

Com a cozinha liderada por Ricardo Benedito (que também é o responsável pelo Topo Oriental), o traço do mais recente Topo teve a a assinatura da arquitecta Ana Costa, responsável pelo Atelier Daciano Costa.

A título de curiosidade, o CCB conta com desenho de interiores e peças de mobiliário da autoria do arquitecto, pintor e designer Daciano Costa (1930 – 2005), que dá o seu nome a este atelier.

O Topo Belém está aberto de Domingo a Quinta, das 12 às 24 horas; de Sexta a Sábado o horário é alargado até às duas da manhã. Os preços médios por pessoa são de 25 euros, sendo que o Menu Executivo servido ao alomoço custa 12,50 euros. Para reservas pode usar o número de telefone 213 010 524.

TOPO Belém Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].