O design das sleeves das novas Edições Limitadas da Nespresso (Arabica Ethiopia Harrar e Robusta Uganda) tem o dedinho da ilustradora portuguesa Mariana Rodrigues, que actualmente vive em Londres.
As duas novas Edições Limitadas da Nespresso recuperam histórias e lendas sobre café de dois países africanos e há uma designer portuguesa que ilustrou o packaging de ambas.
«Pela primeira vez, a Nespresso convida uma jovem promessa portuguesa na área da ilustração para desenhar a imagem das sleeves que vão estar disponíveis em todos os mercados onde a marca está presente», dizem os responsáveis pela empresa de café.
Para o Arábica Etiópia Harrar (intensidade 5), Mariana Rodrigues encontrou inspiração na lenda do pastor Kaldi e como ele descobriu o café. Terão sido as suas cabras que descobriram os arbustos com uma «cerejas vermelhas» que, na verdade, eram bagos de café.
Já para criar a imagem do Robusta Uganda (intensidade 10), que cresce perto de lagos rodeados de vegetação exuberante, quase tropical, e a baixa altitude, a ilustradora também se inspirou numa lenda.
Aqui, «os grãos de café Robusta faziam parte de um ritual sagrado que unia as famílias. Uma única baga de café era dividida por duas pessoas, cada uma comia um dos grãos. A partir desse momento, o espírito do grão unia as duas famílias e os seus descendentes para toda a eternidade, num pacto de amizade e fidelidade», explica a Nespresso.
Para a ilustradora, esta foi uma forma de investigar mais sobre as origens desta bebida e, com isso, contar uma história com arte: «O desafio da Nespresso foi uma oportunidade para contar visualmente a história sobre as origens do café. Encontrei a minha inspiração na raiz da origem destes cafés: nas suas histórias e lendas, nos seus lugares de origem e sabores distintos».
Mariana Rodrigues estudou design de comunicação na ESAD Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e trabalhou como designer gráfica, em Portugal, antes de se tornar ilustradora a tempo inteiro em Londres. Bombay Sapphire, Patrick Watson, Country Living, Vogue Japan e Original Source estão entre as marcas para as quais já trabalhou.
A Nespresso vende as duas sleeves de Arábica Etiópia Harrar e Robusta Uganda em Pack com um preço de 9,10 euros.