Mango inaugura loja do futuro em Lisboa

A Mango investiu 2,6 milhões de euros em obras estruturais e decoração na antiga Loja do Cidadão, nos Restauradores, que também já tinha sido, nos anos noventa, uma loja Virgin.

O espaço, depois de ter estado ao abandono durante algum tempo renasce agora como sendo aquele que, segundo Daniel Lopes, vice-presidente da marca, irá ser, a curto prazo, a loja mais relevante da Mango em Portugal. Com mil metros quadrados, distribuídos por três pisos, apresentará as colecções mais importantes para Woman, Man e Kids.

O interior, minimalista, contrasta com a arquitectura art decô do edifício Edén, desenhado pelos arquitectos Cassiano Branco e Carlos Florêncio Dias e inaugurado a 1931.

A decoração, com o betão à mostra, em open space e com um pé direito (quase) interminável, tenta criar um ambiente acolhedor, que aconchegue as peças em exposição e, simultaneamente, crie espaços distintos.

Esta abertura insere-se numa estratégia global de remodelação da marca com a Mango a querer oferecer a mesma experiência de compra tanto online como offline. Os “novos” provadores são um bom exemplo disto: a loja flagship dos Restauradores é a primeira a ter provadores os chamados “provadores inteligentes”.

Aqui, os cliente podem saber se há mais tamanhos/cores da mesma peça que está a experimentar, assim como possíveis combinações com outra roupa; depois, é ainda possível pedir essas mesmas peças para experimentar o outfit completo.

Curiosamente, em Lisboa, e num raio de dois quilómetros a Mango tem quatro lojas que, segundo Daniel Lopes, irão continuar abertas porque têm um «perfil completamente diferente», endereçando-se a «consumidores distintos».

Actualmente, a marca catalã tem 205 lojas de grandes dimensões, que representam 30% da sua rede. Só este ano, a marca inaugurou dezassete megastores, num investimento total a rondar os 23 milhões de euros, com destaque para as lojas de Madrid e Nova Iorque (onde a marca tenciona continuar a apostar).

Mas a Mango não tenciona parar por aqui. Na verdade, o objectivo é aumentar a rede, dando especial atenção aos espaços “premium”. Em Portugal, por exemplo, a próxima abertura será no MAR Shopping Algarve, em Loulé, com data agendada para o dia 6 de Dezembro. Segue-se Madrid, onde está prevista a inauguração, numa zona central, durante o primeiro trimestre do próximo ano.

Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida. Volta e meia uso uns óculos cor-de-rosa.