Francisco Pico leva Modern Portuguese Cuisine para a mesa do Astória

A primeira carta assinada pelo chef Francisco Pico no restaurante Astória reinventa sabores portugueses e combina três características: tradicional, sazonal e clássico.

O desafio de Francisco Pico está feito. O chef, que substitui Jorge Sousa, quer que os clientes do Astória descubram Portugal pelo paladar no restaurante do Palácio das Cardosas. Contudo, a carta não foge ao cliché: «Revisitar os sabores tradicionais portugueses dando-lhes um toque moderno e actual».

A proposta gastronómica do chef começa com as entradas, claro, onde há sopa de abóbora manteiga com crème fraîche de limão e crumble de enchidos ou salada de beterraba assada com nozes caramelizadas, blue cheese e rúcula.

Nos pratos principais, a Modern Portuguese Cuisine reflecte-se no tradicional bacalhau curado e aromatizado com limão e coentros, puré de grão-de-bico e chalotas caramelizadas.

«O bacalhau é confecionado a baixa temperatura (cozido e, de seguida, finalizado no forno a carvão mineral) para optimizar a textura e torná-lo ainda mais agradável ao paladar», explica o chef Francisco Pico.

Na carne, o destaque vai para dois pratos: lombinho de borrego assado em carvão, cinza de alho francês e cogumelos e puré de batata com manteiga tostada e lombo de javali com puré de castanhas assadas, cogumelos selvagens e molho de Vinho do Porto com chocolate amargo.

A nova carta revela ainda outro grande protagonista no Astória: o forno a carvão, que mete quatro propostas na carta do chef. Duas delas são o poussin com molho piri-piri e o bife de lombo de vitelão.

Para acompanhar os pratos principais há uma selecção de vegetais da época salteados ou gratin de batata com queijo Gruyere e parmesão.

A viagem do Astória pela Modern Portuguese Cuisine termina nas sobremesas, com o pudim Abade de Priscos com gelado de Vinho do Porto, pavlova com suspiro, chantilly de baunilha e frutos do bosque e um fondant de chocolate 70% cacau com espuma de chocolate branco, sorvete de framboesa e pimentão-doce.

Esta nova carta do Astória, criada pelo chef Francisco Pico está disponível ao almoço (12:30 às 15) e ao jantar (19:30 às 22:30). Para reservas pode usar o número de telefone 220 035 600 ou o email [email protected].

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].