Review: Energy Sistem Max+ 3

Pode um smartphone ser bom e barato? Ou, pelo menos, trazer alguns elementos de destaque que o podem valorizar frente a propostas mais caras e de marcas mais conhecidas?

Pelo vistos, com o Max+ 3 da Energy Sistem (uma marca espanhola, tal como a BQ) isto pode ser uma realidade. Por menos de 200 euros fica, por exemplo, com um smartphone com uma bateria tão poderosa como a do Huawei Mate 10, superando mesmo este smartphone da Huawei no campeonato da autonomia (640 contra uns espantosos 799 minutos).

Nada mau para um smartphone que custa quase menos seiscentos euros que o todo-poderoso da marca chinesa. O Max+ 3 consegue, inclusive, superar os resultados do Nokia 8. Só aqui, o Max+ 3 arruma com dois dos melhores smartphones Android do mercado. E não é isto que a maior parte de nós quer? Bateria que dure quase 24 horas sem ter de ir à ficha?

Outro dos pontos de destaque deste terminal da Energy Sistem não está propriamente no equipamento em si, mas sim num acessório que a marca decidiu incluir na caixa.

Se é perfeitamente normal encontrar auscultadores nas oferta comerciais dos smartphones, já não é tão comum assim que estes sejam Bluetooth.

É certo que a proposta da Energy Sistem não é nada comparada aos Air Pods da Apple, mas a verdade é que, ao oferecer um acessório deste tipo, a marca surpreende onde outras continuam a ser aborrecidas. afinal, quando foi a última vez que se lembra de uma smartphone trazer um bom e útil acessório-extra?

Estes dois pilares precisam da ajuda de mais um para que a oferta do Max+ 3 da Energy Sistem seja consistente e a considerar.

Não é, com certeza, pelo poder de processamento e desempenho, já que este foi mesmo um dos mais modestos smartphones que já experimentámos, com resultados algo fracos em gráficos e multitasking.

Isso nota-se ao usar o smartphone: há uma lentidão evidente no manuseamento do sistema operativo (Android 7.0). Sendo assim, o destaque vai, além do preço, para a qualidade da máquina fotográfica, com 13 MP muito bem aproveitados e que podem produzir excelentes resultados para partilhar nas redes sociais.

energysistem.com | €189

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].