PlayStation PlayLink: já podemos jogar na consola com o smartphone!

A Sony PlayStation acaba de lançar cinco novos jogos para a PS4 onde temos de usar o smartphone. Um deles usa o microfone do telemóvel para cantar num kararoke.

A discoteca/bar Flat em Lisboa foi o local escolhido pela Sony para apresentar os seus novos jogos PlayLink. Singstar Celebration, Frantics (apenas em 2018), Hidden Agenda, És Tu! e Saber é Poder são os títulos que podem ser usados apenas com a ajuda de smartphones.

O principal lançamento deste conjunto de jogas para PS4 é Saber é Poder (até seis jogadores), um jogo de quizz muito semelhante ao Buzz, um jogo que teve várias versões para as consolas da Sony. E se Buzz tinha a voz de Jorge Gabriel como mestre de cerimónias, esse papael cabe agora a Herman José.

O humorista português foi o escolhido pela Sony para dar voz ao anfitrião/narrador do jogo Saber é Poder e o resultado, pelo que pudemos ver, é muito bom, com Herman a apanhar muito bem o espírito do jogo: parece mesmo que estamos a ver um concurso apresentado pelo “verdadeiro artista”.

Outro jogo que pode funcionar de forma muito interessante em festas de amigo ou família (vem aí o Natal e o Ano Novo) é Singstar. Os jogos desta série obrigavam sempre a comprar um microfone para cantar, mas agora apenas precisamos de uma app (gratuita) para transformar o telemóvel num microfone.

Frantics e Hidden Agenda são os dois outros jogos com capacidades PlayLink: o primeiro é um conjunto de quinze minijogos com vários desafios para um máximo de quatro jogadores (só sai em Portugal em Março 2018) e o segundo é um thriller policial em que assumimos o papel de um detective que tem como missão apanhar um serial-killer.

Finalmente, o último título a fazer parte do pack PlayLink é És Tu (19,99 euros ou gratuito para membros PS Plus), um jogo tipo party-quizz com mais de mil perguntas às quais os jogadores terão que responder através da escrita, do desenho e de fotografias.

Hidden Agenda, Saber é Poder, És Tu! e SingStar Celebration poderão ser adquiridos em separado, por 19,99 euros, ou em formato de MegaPack por 49,99 euros. Frantics, que só chega a Portugal no próximo ano, não está, obviamente, incluído neste pack.

Contudo, há outro jogo compatível com smartphones (iOS ou Android) disponível para compra: Planeta dos Macacos – Última Fronteira (19,99 euros). Aqui, teremos de gerir os conflitos existentes entre os humanos e os macacos, sendo possível jogar com ambas as espécies, decidindo entre criar uma aliança ou declarar guerra.

Todos estes jogos PlayLink podem ser comprados nas lojas físicas ou então descarregados directamente para a PS4 a partir da plataforma PlayStation Store. Para cada um dos jogos terá, ainda, de ser feito o download da app respectiva gratuita nas lojas da Apple e da Google.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].