Férias na neve: 8 destinos europeus de leste low-cost para fazer ski

A Europa de Leste está cheia de pequenos tesouros cobertos de neve onde pode fazer ski sem dar cabo do seu orçamento. Está na altura de arranjar alternativas low-cost aos destinos clássicos como a Suíça ou Andorra.

Seja um principiante nestas lides do ski ou um mestre dos slaloms, estes destinos que lhe sugerimos em parceria com a momondo, na Europa de Leste, vão encher-lhe as medidas.

Mas o ski não vai ser a única atracção que terá pela frente em países como a Bósnia, Roménia ou República Checa. Há cultura, gastronomia e muita vida social para conhecer e desfrutar, a Leste. Vamos?

Poiana Brasov, Roménia

Poiana Brasov
Considerada os ‘Alpes Romenos’, nesta estância vai poder fazer muito mais que ski: também há patinagem num gelo ou passeios de trenó puxado a cavalos. Após uma remodelação, quase todas as pistas de ski contam com canhões de neve, o que permite fazer desportos também na Primavera.

Depois do ski: Recarregue a bateria com um copo do tradicional vinho quente aromático, acompanhado de uns petiscos romenos gulosos.
Site: ski-in-romania.com

Spindleruv Mlyn, República Checa

Spindleruv Mly
Neste parque poderá contar tanto com pistas child-friendly com parques de neve e quilómetros intocados de corta-mato. Logo ao lado vai encontrar uma aldeia com telhados cobertos de neve, onde os cheiros a estufados ao lume e crepes acabados de fazer abrem o apetite a qualquer um.

Depois do ski: A cervejaria Novosad Brewery oferece um tratamento de spa fora do vulgar: mergulhar em cerveja branca.
Site: spindleruv-mlyn.com

Jahorina, Bósnia

Jahorina
Jahorina atrai maioritariamente praticantes de downhill, mas as suas pistas são convidativas tanto a praticantes experientes como iniciantes. Do topo destes Alpes Dináricos da Bósnia pode-se observar a encantadora vila de chalés tradicionais e os montes cobertos de pinhal. Este destino é uma óptima combinação entre uma escapadela urbana e umas férias na neve.

Depois do ski: Aponte agulhas ao Jahorinska Kuća, um café e restaurante onde pode provar o melhor da gastronomia bósnia, decorado com chocalhos e caveiras de veados.
Site: jahorina.org

Bialka Tatrzanska, Polónia

Bialka Tatrzanska,
A minúscula e pitoresca aldeia de Bialka Tatrzanska oferece uma estância de ski barata e recatada. As suas pistas ladeadas por árvores são muito family-friendly e perfeitas para quem é principiante ou intermédio na arte de esquiar.

Depois do ski: Dê um mergulho nas piscinas exteriores de banhos geotérmicos locais para aliviar o stress e terminar o dia na perfeição.
Site: bialkatatrzanska.pl

Jasná, Eslováquia

Jasna
Considerada uma das maiores maravilhas debaixo de neve, Jasná tem pistas que atravessam o mato selvagem e os pinhais da reserva natural da Eslováquia. Para os mais aventureiros, o pico de Chopok oferece um drop vertical de mil metros e variadas áreas de freeride. Para os novatos existem diversas escolas de ski.

Depois do ski: O espaço aprés-ski é calmo e oferece cervejas locais e pastéis perogi bem quentinhos.
Site: jasna.sk

Bansko, Bulgária

Bansko
Descer à velocidade máxima pelas clareiras vertiginosas é algo pelo qual todos os afoitos do desporto irão delirar mas, se não se sente tão à vontade assim, não há problema pois existem também pistas mais calmas.

Depois do ski: Uma boa caneca de chocolate quente à lareira, num dos challets do resort da cidade.
Site: banskoski.com

Kranjska Gora, Eslovénia

Kranjska Gora
Sossegada e familiar, esta estância compensa a falta de terreno desafiante com as suas pistas suaves e a sua paisagem deslumbrante. Aqui há uma pista preta do Campeonato Mundial que tem vindo a testar as estrelas do slalom há mais de 50 anos.

Depois do ski: Uma visita à cidade para ver as igrejas que parecem fazer parte de um presépio: Russian Chappel e Vrsic.
Site: kranjska-gora.si

Popova Sapka, Macedónia

Popova Sapka
Bem instalada entre os picos redondos das montanhas Dináricas, Popova Sapka é mais alta que a maioria das estâncias da Europa do Leste. Este é um local perfeito para quem procura um esconderijo secreto e as pistas macias e intocadas valem a viagem. Popova Sapka tem, ainda, a única operação Snowcat da Europa.

Depois do ski: Esta região está cheia de lagos, por isso alugue um carro e faça um tour por Livadicko, Crno e Belo.
Site: skimacedonia.mk

See more here.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].