Relaxe na natureza: estes são os 5 melhores hotéis de ecoturismo do mundo

Eco Hotel ©Manuel Moreno
Eco Hotel ©Manuel Moreno

Se faz parte dos 64% dos portugueses que gosta de ficar hospedado num hotel enquanto viaja, porque não experimenta passar a noite num hotel amigo do ambiente?

Esta pergunta é feita pela momondo, que reuniu numa lista aqueles que considera ser os cinco melhores hotéis de ecoturismo do mundo.

Todos os hotéis recorrem a materiais sustentáveis para a sua construção, servem produtos regionais e reduzem o seu impacto ambiental, tudo isto sem nunca descurar o conforto que os seus hóspedes merecem.

1. Hix Island House – Porto Rico<)h3>
Já alguma vez pensou como seria gozar das maravilhas da natureza numa ilha das Caraíbas? As várias casas do Hix Island House foram construídas estrategicamente para capturar os ventos alísios e sempre com uma filosofia wabi-sabi em mente: utilizar materiais naturais e abraçar a natureza. Fique na Casa Solaris, alimentada por energia solar, e nos tempos livres vá apanhar sol a Sun Bay ou fazer yoga ao ar livre entre as árvores e os pássaros.

2. Lefay Resort & Spa Lago di Garda – Itália

Este resort de cinco estrelas fica a 96 quilómetros de Verona e é o auge da sofisticação mediterrânea, incrustado numa paisagem rica de colinas e pradarias cobertas de oliveiras.
Aproveite para dar um mergulho com vista para o lago e dê uma oportunidade ao Vital Gourmet, conceito culinário de Lefay, que é tanto um prazer para os sentidos como para o ambiente: usam-se ingredientes sazonais, fornecedores locais de agricultura biológica e apenas produtos tradicionais mediterrâneos.

3. Whitepod – Suíça

Se procura uma experiência de campismo sem nunca descurar o seu bem-estar, o Whitepod, a hora e meia de Genebra, tem tudo o que deseja. No Inverno terá os fogões a lenha que o farão esquecer o frio da neve do lado de fora das paredes de PVC transparentes; no Verão, a sua camuflagem verde permite reduzir o impacto visual nas colinas verdes da paisagem suíça.

Faça os vinte minutos de caminhada até chegar ao seu “casulo” para apreciar a vista dos Alpes e não deixe de provar o lanche diário de chá e folhados caseiros ou fazer actividades como ténis, badminton, xadrez gigante ou sauna na casa comunitária. Subir à cordilheira de Dents du Midi é uma obrigação.

4. Jetwing Vil Uyana – Sri Lanka

Localizado sobre um pantanal artificial e uma reserva natural habitada por aves, mamíferos, borboletas e anfíbios, este pequeno paraíso fá-lo-á sentir-se afastado do resto do mundo quando, na realidade, fica apenas a poucas horas de Colombo (capital do país).

Com habitações feitas a partir de materiais reciclados, paredes de verga e telhados de palhota, em Jetwing Vil Uyana poderá despertar com o brilho do sol sobre os arrozais que lhe mostrarão quão bonita a simplicidade pode ser. Para uma melhor vista da natureza do Sri Lanka, suba ao topo de Sigiriya, Património Mundial com ruínas de palácio do século V.

5. Lisu Lodge – Tailândia

O Lisu Lodge, cujo nome vem da tribo Lisu vizinha, oferece aos seus hóspedes a oportunidade de explorarem as tradições de Lisu com as famílias locais de forma a conservarem a herança da Tailândia.

Faça uma visita guiada de bicicleta desde a sua casa com vista para os arrozais até uma plantação de chá, e arregace as mangas para restaurar o ecossistema de floresta no viveiro de plantas de Himmapaan. Depois de um típico jantar tailandês, não deixe de se aquecer junto de uma fogueira ao ar livre sob um bonito céu estrelado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].