Dark Sky Alqueva

Reserva Dark Sky Alqueva, Miguel Claro – Centro Atlântico

por • 21 Agosto, 2015 • TendênciasComentários fechados em Reserva Dark Sky Alqueva, Miguel Claro – Centro Atlântico1669

A editora Centro Atlântico e o autor Miguel Claro apresentam um livro que mostra a beleza daquele que é o primeiro destino do mundo certificado como ‘Destino Turístico Starlight’.

O livro Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination sai sob a forma de edição bilingue (português e inglês) e mostra o céu estrelado que se observa no céu da região do Alqueva.

Para combater a poluição luminosa, que não nos deixa ver o céu nocturno em todo o seu esplendor, foi criada a Reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo. Este é mesmo o primeiro destino do mundo certificado como Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

Nesta zona é possível observar o céu dos nossos antepassados e a dinâmica celeste que ocorre ao longo de uma noite num registo astrofotográfico.

«É uma das formas de mostrar e comunicar ao mundo a importância da astronomia, enfatizando a grandiosidade do património arquitectónico, cultural e paisagístico, numa união entre o céu e a terra, uma simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica ‘beleza, ciência e arte’, caminharam lado-a-lado», diz Miguel Claro.

No livro mostra fenómenos astronómicos como o Airglow e a Luz Zodiacal, bem como a Via Láctea, que repleta de enxames de estrelas, nebulosas e poeira interestelar. «Fotografar o céu, escrever com luz, é uma das formas mais eficazes de comunicar Ciência», lembra o autor.

O livro tem tem o preço de 28,85 euros e poderá ser encontrados à venda a partir da próxima semana nas livrarias.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish