Red Bull Air Race: o guia definitivo para 2 e 3 de Setembro

Quase que já se ouvem os motores dos aviões da Red Bull Air Race a carburar sobre Gaia, Porto e o Rio Douro. No nosso último artigo antes da prova, fique a conhecer todos os detalhes sobre uma das mais entusiasmastes corridas de aviões do Mundo!

Este fim-de-semana, 2 e 3 de Setembro, a Red Bull Air Race World Championship volta ao Porto, dez anos depois da estreia. A sexta etapa deste campeonato mundial vai chegar às margens de Gaia e da Invicta com muitas actividades para o público. Mas, para desfrutar em pleno deste acontecimento, é preciso saber muito bem o que vai acontecer.

O TRENDY já publicou o programa completo da Red Bull Air Race aqui e agora dá-lhe a conhecer todos os detalhes sobre o evento. Como chegar, onde estacionar, condicionamentos de trânsito e os melhores locais para ir ver os aviões!

COMO CHEGAR À RED BULL AIR RACE DE COMBOIO

Os Comboios Urbanos do Porto vão disponibilizar um bilhete de ida e volta com o preço promocional de 2 euros, para os espectadores da Red Bull Air Race. Este bilhete especial é válido apenas para as viagens nos dias 2 e 3 de Setembro, com destino às estações de Porto – S. Bento, Gaia (General Torres) ou Gaia (Devesas); no entanto, é válido para qualquer estação de partida.

O bilhete promocional pode ser comprado nas bilheteiras CP e máquinas de venda automática até 1 de Setembro (antes do arranque do evento). Para tal, é necessário um Cartão Siga (sem viagens) ou um Cartão Siga Assinatura. Este pode ser adquirido pelo custo adicional de 50 cêntimos. Ao viajar nos Comboios Urbanos do Porto, terá ainda acesso a uma rede de parques de estacionamento gratuitos. No caso dos parques pagos, terá direito a um preço especial.

«A CP vai disponibilizar meio milhão de lugares nos comboios urbanos do Porto nos dias 2 e 3 de Setembro, triplicando a sua oferta habitual em fins de semana», lembra a organização da Red Bull Air Race.

COMO CHEGAR À RED BULL AIR RACE DE CARRO

Em alternativa às estradas nacionais (EM, IC, IP), gratuitas, pode aceder às cidades do Porto e de VN de Gaia através de várias autoestradas sujeitas a pagamento de portagens:

A1 Lisboa com ligação ao Algarve
A3 Valença (Minho) com ligação à Galiza
A4 Amarante (Trás-os-Montes) com ligação a Bragança
A28 (Porto-Cerveira) e A29 (Porto-Aveiro/Cantanhede)
A41 (CREP)

COMO CHEGAR À RED BULL AIR RACE DE AVIÃO

Esta é fácil: pelo Aeroporto Francisco Sá Carnero. Situado a 11km da cidade do Porto (na cidade da Maia), este hub serve 64 destinos, operando 14 companhias aéreas de forma regular. Dispõe de acessos ao centro da cidade através de Metro (Linha E), autocarros (STCP e da Resende) e serviço de TAXI.

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO

As autarquias das duas margens do Douro já disponibilizaram os seus planos de trânsito para os dias 1, 2 e 3 de Setembro. Pode consultar os mesmos nos sites da Câmara do Porto e da Câmara de Gaia.

PARQUES DE ESTACIONAMENTO RECOMENDADOS

No Porto, pode optar pelos seguintes locais: Silo Auto, Parque da Trindade, Parque da Praça Carlos Alberto e Parque do Palácio de Cristal. Em Gaia, as opções são os Parques da Câmara Municipal, do El Corte Inglés e do Arrábida Shopping.

OS MELHORES LOCAIS PARA ASSISTIR AO EVENTO – PORTO

Junto ao Rio Douro, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Miradouro da Vitória, na zona da Sé, no Passeio das Virtudes e no Miradouro da Batalha. A Câmara Municipal do Porto preparou, ainda, na Casa do Roseiral (Palácio de Cristal), uma área reservada aos espectadores com mobilidade reduzida que funcionará entre os dias 1 e 3 de Setembro, das 10 às 18 horas.

OS MELHORES LOCAIS PARA ASSISTIR AO EVENTO – GAIA

Junto ao Rio Douro, no Arrábida Shopping, no Miradouro da Serra do Pilar, no Miradouro do Jardim do Morro. Tal como a Câmara do Porto, a de Vila Nova de Gaia também preparou, na Serra do Pilar, uma área reservada aos espectadores com mobilidade reduzida, nos mesmos dias.

6 RECOMENDAÇÕES PARA O PÚBLICO

1 – A transmissão da Red Bull Air Race pode ser vista em ecrãs gigantes colocados nas duas margens do Rio Douro. Além disso, também vai ser possível ver a corrida na televisão (SIC Radical).

2 – Ir cedo para a área que escolheu para assistir à competição.

3 РDeslocar-se preferencialmente em transportes p̼blicos.

4 РUsar protetor solar e proteger a cabe̤a com chap̩u nas horas de maior calor.

5 – Beber água, pois esperam-se dois dias de calor intenso no Porto e em Gaia.

6 – Fazer download do programa em PDF aqui – pode imprimir ou guardar uma cópia digital no seu tablet ou smartphone.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].