Odisseia passa «documentário proibido» sobre a Princesa Diana

Para assinalar os vinte anos da morte da Princesa Diana, o canal Odisseia apresenta uma programação especial composta por dois documentários, um dos quais o chamado «proibido».

Foi um documentário que causou «enorme polémica no palácio de Buckingham» e que, segundo o Odisseia «revela um retrato definitivo de Lady Di». É assim que o canal caracteriza o ‘documentário proibido’ sobre Diana de Gales, que passa no Odisseia quando se assinalam os vinte anos do desaparecimento da ‘Princesa do Povo’.

Este documentário foi feito com uma recompilação de «diversas gravações inéditas de vídeo e áudio» protagonizadas pela própria Diana e nas quais a Princesa de Gales fala «abertamente sobre a sua vida pública e privada».

O ‘documentário proibido’ (Diana, nas Suas Próprias Palavras) tem ainda passagens onde Lady Di descreve o seu casamento com o Príncipe Carlos como «o pior dia da sua vida» e onde diz que era um «suplício ter de fingir uma falsa vida de conto de fadas».

Kevin Sim, vencedor de um BAFTA, foi o responsável por dar forma a um total de 21 horas de gravações inéditas, complementadas com declarações de alguns dos mais próximos de Diana de Gales.

«A estreia deste documentário no Reino Unido constituiu um verdadeiro recorde de audiências para o Channel Four, com 3,5 milhões de espetadores, mais do dobro da media do canal», lembra o Odisseia.

Diana, nas Suas Próprias Palavras passa dia 31 de Agosto às 22 horas e é seguido por um outro documentário Diana, o Dia em Que Todos Choraram, às 23:30.

Este último conta com a narração da actriz Kate Winslet e relata os acontecimentos do dia em que Diana morreu num desastre de automóvel em Paris, no Túnel da Alma.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].