The Revenant foi o grande vencedor dos BAFTA

Antes da grande gala da Academia, há sempre entregas de prémios que permitem começar a fazer as apostas de vencedoras na corrida aos Óscares. São caso disso os Globos de Ouro ou os BAFTA, considerados por muitos como os Óscares britânicos.

Se há conclusão a tirar desta entrega de prémios, é que The Revenant tem potencial para se tornar num vencedor no próximo dia 28. À semelhança daquilo que aconteceu nos Globos de Ouro, Leonardo DiCaprio foi considerado o Melhor Actor Principal e Iñárritu levou para casa o prémio de Melhor Realizador. The Revenant foi considerado o Melhor Filme, derrotando Spotlight, Carol, Bridge of Spies e The Big Short. Conquistando cinco prémios, Revenant foi considerado ainda o filme com Melhor Cinematografia e Melhor Som.

Brooklyn, que está nomeado para o Óscar de Melhor Filme, venceu nos BAFTA, na categoria de Melhor Filme Britânico, vencendo The Danish Girl, Ex Machina ou The Lobster.

Na categoria de actores secundários, Kate Winslet viu a sua interpretação da ‘work wife’ de Steve Jobs ser distinguida. O prémio de Melhor Actor Secundário foi atribuído a Mark Rylance, pelo papel em Bridge of Spies.

Nomeado em duas categorias – Melhor Actriz e Melhor Argumento Adaptado – Room, um vencedor em outras entregas de prémios, valeu a Brie Larson o galardão de Melhor Actriz.

Na categoria de Melhor Argumento, o vencedor foi Spotlight, conquistando o único prémio nos BAFTA; o Melhor Argumento Adaptado foi entregue a Big Short. Na animação, não houve grandes surpresas, com Inside Out a vencer o BAFTA para Melhor Animação. De destacar que Anomalisa, um dos filmes de animação nomeados ao Óscar, não entrou na corrida aos BAFTA.

Mad Max – Fury Road foi o vencedor das categorias mais técnicas, levando para casa os prémios de Melhor Guarda-roupa, Edição, Maquilhagem e Design de Produção. Amy, um dos favoritos na categoria de Melhor Documentário, conquistou o prémio nesta categoria.

Star Wars: The Force Awakens venceu o BAFTA de Melhores Efeitos Visuais; John Boyega viu o desempenho no sétimo episódio de Star Wars ser distinguido como Estrela em Ascensão.

Cátia Rocha
Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.