LEGO: o designer Ricardo Silva responde às perguntas dos leitores

Na sequência de um passatempo feito em conjunto com a LEGO, o TRENDY levou várias perguntas dos leitores a Ricardo Silva, o designer português que trabalha na gama Friends.

No início do ano, houve um passatempo no TRENDY em que as melhores perguntas feitas a Ricardo Silva levaram para casa uma caixa LEGO Classic. Como só podia haver três vencedores, ficaram várias questões interessantes de fora.

Por isso, o TRENDY pediu um especial favor a Ricardo Silva: que respondesse a outras dez perguntas de leitores seleccionadas por nós. Aqui fica o resultado desta “entrevista” feita pelos fãs ao designer português da LEGO.

Pisar uma peça de Lego dói mesmo muito ou é só um mito?
Autora: Ana Isabel José

Infelizmente não é um mito. Dói mesmo muito! J Especialmente se forem peças com “arestas bem limadas”, tal como, o clássico “tijolo 2×4” image001.png. Há quem diga até que é um verdadeiro pesadelo para os pais que têm encontros imediatos com estes “tijolos” quando andam descalços pela casa durante a noite… Mas é claro que nem todas as peças LEGO são assim, mas pelo sim, pelo não, eu não aconselharia a deixar peças espalhadas pelo chão…


Que acha de inventarem algo que os ajude a separar as peças facilmente?
Autora: Paula Fontes

Por acaso já existe uma acessório que ajuda a separar peças com mais facilidade. Chama-se Brick Separator e existe desde 1992. Em 2011 este acessório foi alvo de melhorias e hoje em dia este acessório também ajuda a separar elementos Technic. Normalmente, encontram-se em caixas de LEGO maiores.


Sendo o LEGO um material tão bom e resistente porque não se desenham protótipos enormes de por exemplo, casas?
Autor: José Próspero

Na verdade, o ex-co-host do famoso programa Top Gear [James May] conseguiu realizar um dos seus sonhos de infância e construiu uma casa inteiramente de “tijolos” LEGO. Tudo era feito de LEGO, desde as paredes exteriores, passando pelos móveis e indo até ao mínimo detalhe como a pasta de dentes na casa de banho.

Foi um projecto interessante e realizável, mas não me parece que a LEGO esteja interessada em explorar esta via. A LEGO prefere continuar a focar-se no mundo dos brinquedos de construção.


Se fosse uma figura de LEGO, qual seria e porquê?
Autor: Eduardo Fernandes Pio

Se eu fosse uma figura LEGO, acho que seria um clássico capitão Pirata. Daqueles com pala no olho, gancho na mão, e perna de pau. O tema ‘Pirata’ em LEGO sempre me foi muito querido e tenho fantásticas memórias da minha infância enquanto brincava com ele.

LEGO Piratas

A construção com LEGO pode ser vista como uma brincadeira de crianças. É muitas vezes confrontado com essa questão, quando diz qual é a sua profissão?
Autora: Marina Pardal

Sim, por vezes ainda ouço comentários do género mas já estou habituado. É normal as pessoas não terem noção daquilo que o trabalho de um designer na LEGO implica.

Mas assim que explico tudo aquilo que faço e todas as fases pelas quais passamos para desenvolver uma caixa de LEGO, as pessoas ficam a perceber melhor e compreendem que isto não é uma brincadeira de crianças… apesar de também termos de brincar bastante para nos garantirmos que o nosso produto cumpre um dos seus principais requisitos – jogabilidade.


Qual é na sua opinião o produto da LEGO que será mais intemporal?
Autora: Sara Veira

Qualquer caixa de LEGO pode ser intemporal dependendo dos gostos de cada um. Mas acho que uma caixa de LEGO básica pode bem ser uma das mais intemporais. A magia do LEGO está em utilizar as peças de diferentes maneiras e em usar a imaginação e criatividade para criar algo novo.


Qual foi a construção de lego que viu, que mais o impressionou?
Autora: Sara Fernandes Pio

Ao longo de tantos anos envolvido com atividades LEGO, eu já vi construções super fantásticas. Sejam elas, em termos de tamanho, funcionalidade ou até ricas em detalhe. Uma das mais recentes e de qual me lembro perfeitamente, é um parque de diversões gigante.

Um fã de LEGO comprou quatro dos meus sets (Amusement Park Roller Coaster 41130) e criou o seu próprio parque em que a montanha russa é mesmo muito grande e que atravessa uma montanha de LEGO através de um túnel. É maravilhoso ver os fãs a darem asas à sua criatividade e a construírem tudo aquilo que sempre imaginaram.


Qual foi o projecto LEGO que mais gostaste de fazer?
Autora: Catarina Borges

Na verdade não existe nenhum que não tenha gostado, mas existem dois dos quais tenho vivas memórias. O primeiro foi o Heartlake Lighthouse (na foto, 41094) pois deu-me imenso prazer construí-lo com inspiração no Farol da Barra em Aveiro. O segundo foi o Amusement Park Roller Coaster (41130) pois tive oportunidade de inovar o mundo de LEGO Friends com funções fantásticas e criações divertidas.

Heartlake Lighthouse

Se tivesse de propor um catálogo de produtos LEGO que temas novos apresentaria?
Autora: José Maria Veiria

Hoje em dia a LEGO tem um catálogo muito rico em variedade e por essa razão não tenho nenhum tema novo que gostaria de ver em LEGO. É óbvio que há sempre um filme novo que surge e que até gostaria de ver em formato LEGO, mas acho que já estamos bem servidos para já.


Muitas pessoas não querem acreditar que têm uma criança dentro de si. Como designer da LEGO, considera importante a presença dessa criança interior?
Autora: Daniela Paulo

É crucial um designer na LEGO estar em contato com a sua criança interior. Nós estamos a criar produtos para que as crianças em todo o mundo possam brincar usando a sua criatividade.

É importantíssimo que estejamos em contacto com a nossa criança interior para que consigamos perceber como é que uma criança pensa e brinca, de maneira a podermos desenvolver um produto que se adapte às suas necessidades. Apesar de testarmos os nossos produtos com crianças regularmente, é sempre importante que também consigamos pôr-nos da pele de uma criança.

Existem várias coisas que podemos fazer para mantermos a nossa criança interior activa, tais como: ver desenhos animados ou um filme de animação, pesquisar na Internet e mantermo-nos informados das últimas tendências para crianças, brincar com crianças, sentarmo-nos no chão e brincarmos como brinca uma criança, entre outras…

Aproveite estas sugestões LEGO Friends!

Em Fevereiro foram dezenas de participações, mas só duas perguntas podiam ser seleccionadas para entrarem numa entrevista que será feita ao “nosso” Ricardo, o designer português que trabalha na sede da LEGO, na Dinamarca.

Duas perguntas? Não, três! A LEGO achou que havia questões tão interessantes que decidiu dar incluir mais um vencedor. Assim, a escolha foi alargada a um trio de aspirantes a “jornalistas”. Relembre em baixo o vídeo com as perguntas vencedoras!


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].