O projecto nacional de produção vínica FAPWines tem no Made In Douro o seu grande trunfo para dar a conhecer os vinhos nacionais em vários países.
Os vinhos nacionais estão já muito bem cotados em todo o mundo, mas nunca é demais reforçar a aposta na internacionalização. É isso que quer a FAPWines e o projecto Made In, vinhos feitos apenas com castas portuguesas.
A marca, que quer reunir vinhos de várias zonas demarcadas em Portugal, lançou a primeira edição: a Made In Douro.
Um dos principais parceiros da FAPWines nesta aventura é a cadeia de supermercados Lidl, onde já é possível encontrar este vinho à venda. O próximo passo é alargar a disponibilidade do Made In Douro a outros países europeus onde o Lidl está presente.
Além disso, João Matos, fundador da FAPWines, quer ainda estar associado a «outras grandes superfícies de países como os Estados Unidos, Inglaterra e Bélgica». O grande o objectivo é chegar à comercialização de «250 mil garrafas» até 2020.
Para isso, a FAP Wines não vai apenas comercializar este Made In Douro. Juntamente com este vinho criado a partir de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, vão surgir no mercado mais dois néctares.
«Vamos ter um vinho branco da região dos vinhos verdes e um vinho rosa do Tejo», garante João Matos.
Uma característica que vai identificar todos os vinhos Made In será o design do rótulo: «Foi feito a pensar na prateleira internacional e representa geograficamente Portugal, assinalando no mapa a região vitivinícola de proveniência do vinho».
Esta não é a primeira vez que a FAPWines idealiza um projecto vínico para promover Portugal lá fora. Em 2013, tinha já disso criada a marca Giroflé, que ainda exporta garrafas para «Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Suíça, Bélgica e Holanda», conclui o fundador da FAPWines.