A mรบsica alegre da Mokambo รฉ, facilmente, o jingle mais famoso e bem disposto dos anos 90. Em 2017, foi mudado e a pergunta รฉ: em que funeral รฉ que a marca quer passar a servir o seu cafรฉ com cereais?
ยซDiga Bom Dia com Mokambo, Mokambo, Mokambo…ยป รฉ um dos mais conhecidos jingles de sempre da publicidade feita em Portugal, expressรฃo usada atรฉ como frase feita por algumas pessoas, no dia-a-dia.
A verdade รฉ que os anรบncios que a marca colocou a rodar na TV, durante os anos 90, se tornaram num รญcone da publicidade e fazem parte de vรกrios livros de memรณrias e posts de sites que tรชm o revivalismo como tema principal.
O guiรฃo era simples e a ideia passava imediatamente: uma famรญlia saboreava um pequeno-almoรงo com uma mesa bem composta, sorrisos na cara e, claro, uma caneca de mistura solรบvel de cafรฉ com cereais Mokambo.
A ideia a passar era de que as manhรฃs nรฃo precisavam de ser cinzentas e chatas, uma vez que o cafรฉ Mokambo tinha o condรฃo de trazer alegria a este momento do dia em que, por vezes, as pessoas estรฃo com mau humor.
Pelo menos, รฉ assim que todos aqui no TRENDY interpretamos os carismรกticos anรบncios Mokambo que nos acostumรกmos a ver na TV e cuja mรบsica transmite logo boa disposiรงรฃo – isto รฉ o, por exemplo, que o blog Ainda Sou do Tempo tambรฉm lembra.
Foi com pena, por isso, que vimos chegar o novo anรบncio e o novo jingle da marca que, apesar de manter a letra, parece ser feito ร medida de um funeral. Onde havia alegria, agora hรก melancolia, algo que รฉ essencial numa comunicaรงรฃo deste gรฉnero.
A mรบsica comeรงa triste e calma, como se algo de muito mau se tivesse a passar no ecrรฃ. Chega mesmo a ser inacreditรกvel como รฉ que uma letra destas pode ser diminuรญda e desqualificada com o ritmo sonoro do novo jingle. Alguรฉm, aqui, รฉ capaz de sentir a energia que as anteriores mรบsicas transmitiam?
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Segundo a Mokambo (marca da Nestlรฉ, que tambรฉm tem a Pensal), o tema nรฃo passava na televisรฃo desde 1996. A razรฃo para isto ter acontecido nรฃo รฉ dada pela marca, mas talvez seja fรกcil de entender: o jingle era tรฃo forte e ficou tรฃo presente na cabeรงa dos portugueses que o marketing nรฃo teve de trabalhar durante duas dรฉcadas para que as pessoas se lembrassem de Mokambo.
De que outra marca de cafรฉ solรบvel se lembram, hoje em dia? Mokambo serรก, certamente, a primeira que vos vem ร cabeรงa, talvez com Pensal. Esta mรบsica nova, pelo contrรกrio, faz-nos rapidamente esquecer Mokambo como uma insรญgnia ligada ร felicidade e boa disposiรงรฃo. Tal como Jorge Gabriel diz neste post no seu blogue: ยซTenho saudades de ver este tipo de anรบncios mais alegresยป.
Mas nรฃo รฉ a alegria contagiante destes anรบncios antigos que se vรช em 2017. A prรณpria acรงรฃo do anรบncio nรฃo tem nada que ver com pequenos-almoรงos (apesar de Mokambo ser uma bebida para qualquer perรญodo do dia, claro) ou qualquer outra coisa que nos deixe bem dispostos para iniciar as manhรฃs.
Nos 45 segundos que dura o novo filme, vemos uma rapariga a aproximar-se de uma garagem, que parece ser de uma casa que conhece; jรก lรก dentro, a jovem destapa uma mota e comeรงa a lembrar-se de passeios que fazia, quando era mais nova, com uma pessoa que parece ser o pai.
Nรฃo sabemos a altura do dia em que a acรงรฃo decorre, mas depois de um flashback que mostra o tal passeio de mota, voltamos ao presente e vemos um homem mais velho a chegar com duas canecas e a oferecer uma delas ร rapariga.
Enquanto isso, ouve-se o verso ยซo gosto bom dos cereaisยป, que parece tรฃo desconexo da letra, tal como a acรงรฃo estรก da marca Mokambo. Em seguida, comeรงamos a ver que a mota estรก a ser arranjada, com vรกrias imagens em fade, tal como acontecia nos anรบncios dos anos 90, sendo este o รบnico elemento visual de ligaรงรฃo entre estes e o actual.
A rapariga vai bebendo da caneca enquanto o pai recupera a mota ao longo de um perรญodo de tempo que nรฃo sabemos quantificar, embora um dos planos mostre claramente que รฉ de noite: vemos o clarรฃo do ferro de soldar, de um ponto de vista exterior da garagem.
Jรก na parte final, outra vez de dia (ok, a restauraรงรฃo demorou uma noite, sempre a beber Mokambo) hรก um abraรงo entre os dois e a protagonista sai de cena, jรก montada na nova mota, acompanhada pelo homem, numa recuperaรงรฃo do flashback que tรญnhamos visto no princรญpio.
ยซOs melhores momentos sรฃo os que crescem consigoยป รฉ o copy que se ouve, entretanto. Ou seja, Mokambo รฉ bom para beber ao fim da tarde, durante a noite quando se arranjam motas (ou memรณrias de infรขncia: podia ser, por exemplo, um cavalinho de pau), mas de manhรฃ, deixa de haver Mokambo, apesar de as canecas do anรบncio terem escrito ‘Bom Dia’.
A contradiรงรฃo รฉ tรฃo evidente que, quando o dia nasce, jรก com a mota pronta, nรฃo se vรช qualquer um dos dois a beber o objecto do anรบncio, embora a frase final em voz-off seja: ยซUm bom dia comeรงa sempre com Mokamboยป.
ร verdade que atรฉ podemos concluir que hรก aqui alguma felicidade na cara de pai e filha, mas nรฃo porque isso seja provocado pela presenรงa de Mokambo. O objecto, que era a peรงa central dos anรบncios de hรก vinte anos รฉ relegado para segundo lugar, sendo a histรณria passรญvel de ser contada com um sumo ou uma bebida alcoรณlica.
Este รฉ um anรบncio de restauraรงรฃo de motas, nunca de cafรฉ, que talvez inspire os novos donos da Famel, que deve voltar ร s estradas jรก este ano.
Por aqui se vรช que Mokambo nรฃo รฉ mais que um mero acessรณrio, enquanto na publicidade anterior era a justificaรงรฃo. E esse รฉ o primeiro passo para que a marca comece a perder a identidade que, com algum carinho, os portugueses viram nela durante todos estes anos.
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O novo Mokambo
Este anรบncio รฉ assinado pela agรชncia Ogilvy e estarรก presente na rรกdio, na imprensa e na TV. As versรตes disponรญveis ao pรบblico, com imagem renovada, sรฃo a standard (cereais e 20% de cafรฉ) e a Mokambo Intenso (cereais com 35% de cafรฉ).
A Nestlรฉ garante ainda que ambas as versรตes Mokambo ยซnรฃo contรฉm gordura ou aรงรบcares adicionais, alรฉm dos naturalmente presentes nos cereaisยป, sendo ainda ยซfonte de fibraยป. Esta bebida solรบvel de cereais e cafรฉ conta ainda com o apoio da Associaรงรฃo Portuguesa dos Nutricionistas.