Vodafone quer um futuro com fatos de banho e chapéus inteligentes

A operadora desenvolveu prova de conceito chamada ‘Smart Summer’, que aplica a biquínis, e a outros artigos, sensores ligados à Internet que avisam para o perigo da exposição solar.

O conceito ‘Smart Summer’ foi ainda criado de raiz para ajudar a prevenir queimaduras solares, impedir que as crianças se percam na praia e recuperar a bagagem perdida, explica a Vodafone.

A Vodafone anuncia hoje o desenvolvimento de um conceito de «artigos inteligentes» para as férias, que têm como base a tecnologia ‘Internet das Coisas’. Estes artigos, que se incluem na campanha Smart Summer, ajudam os utilizadores a «protegerem-se contra os raios ultravioleta (UV), a manter a segurança das crianças na praia e a encontrar a bagagem perdida», diz a Vodafone.

O biquini e os calções de banho estão equipados com sensores UV que detectam a exposição aos raios solares ao longo do dia. A aplicação para smartphone notifica o utilizador quando este estiver demasiado tempo exposto à luz ultravioleta. Os fatos de banho incluem ainda um pequeno dispositivo na cintura e nas alças, que vibra como alerta.

O chapéu Smart Summer para crianças contém um sensor UV, um dispositivo de localização de baixo consumo e um cartão SIM da Vodafone que envia um aviso para o smartphone dos pais quando a criança se afasta para além da distância pré-definida.

Já a mala da Vodafone tem incorporada tecnologia de localização que permite ao proprietário encontrar a bagagem perdida através do seu smartphone.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].