O Hugh Johnson’s Pocket Wine Book apresenta este ano a 40.ª edição e André Ribeirinho foi convidado para selecionar os produtores e vinhos nacionais que entram neste guia.
André Ribeirinho, um dos fundadores a plataforma de vinhos Adegga, será o primeiro português a recomendar os vinhos nacionais no Hugh Johnson’s Pocket Wine Book, aquele que é o guia de vinhos «mais vendido do mundo».
Até agora, a responsabilidade da selecção dos vinhos portugueses era da escritora e crítica de vinhos britânica Sara Ahmed, que continuará a trabalhar com Portugal, mas noutra vertente. André Ribeirinho passa, então, a ter a responsabilidade de seleccionar vinhos e produtores nacionais que entram no guia, sendo que em cada ano tem de alterar 25% das propostas.
Nas edições anteriores, Portugal entrava em conjunto com a Espanha, enquanto agora terá uma secção exclusiva e um maior número de referências nacionais.
«É incrível para Portugal ter uma pessoa que é portuguesa a fazer a seleccão dos vinhos nacionais que entram no guia. Tenho o privilégio de ser primeiro a representar Portugal num guia de vinhos internacional com esta projeção. É um enorme orgulho pessoal e o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido nos últimos anos, do qual o Adegga é a sua vertente mais visível», salienta André Ribeirinho.
O Hugh Johnson’s Pocket Wine Book existe desde 1977 e continua a ser reconhecido como o guia de vinhos mais vendido do mundo (cerca de doze milhões de cópias). Fundado por Hugh Jonhson, é um guia que funciona como glossário ao fazer recomendações de produtores e vinhos de todo o mundo, em vez de lhes dar pontuações, apresentando-os de forma sucinta e clara para que o consumidor possa fazer uma selecção informada.