The Grid promete torná-lo mais forte, mais rápido e mais flexível

Esta á e nova modalidade de treino funcional lançada exclusivamente pelos ginásios Virgin Active que permite reaprender seis movimentos básicos do quotidiano: empurrar, puxar, dobrar, agachar, torcer e lunge.

Segundo os responsáveis pelos ginásios, este grupo de exercícios é «um retorno às origens do movimento», mas que se apresenta de uma forma «totalmente nova», sendo ainda apropriado para «todos os níveis de fitness».

Os ginásios Virgin Active garantem que este treino vai ajudar os seus praticantes a tornarem-se mais fortes, mais rápidos e mais flexíveis. Isto será conseguido com quatro programas de trinta minutos que compõem as aulas de Grid.

O primeiro chama-se Grid Strong e é um circuito de alta intensidade especificamente concebido para aumentar a massa muscular. Este programa vai «melhorar o desempenho em termos de força e velocidade» através da realização de exercícios com base nos seis movimentos básicos.

Depois, temos a Grid Fit, uma aula composta por múltiplas repetições de trinta segundos cada, onde se vai alternando a velocidade com o objetivo de «melhorar o aparelho cardiovascular». O programa Fit trabalha a «resistência ao máximo», graças a uma série contínua de exercícios progressivos que geram uma «intensidade constante».

Daqui passamos para o programa Grid Lean, projectado para tirar o máximo proveito da sessão num período limitado de tempo – é um treino de alta intensidade, com base num método que envolve alternar entre vinte segundos de exercício e breves pausas de dez segundos. «Foi pensado para queimar rapidamente calorias, reduzir a gordura corporal e trabalhar o tônus muscular eficazmente», explicam os responsáveis dos ginásios Virgin.

Finalmente, será possível fazer uma aula de Grid Active, em que o objectivo é voltar ensinar a mover-se, mas de uma «forma inovadora». O objectivo é melhorar a coordenação, equilíbrio e a mobilidade das articulações, graças a movimentos básicos repetidos de forma rápida.

A modalidade recebeu este nome porque cada programa decorre num dos quadrados da grelha (grid, em inglês), desenhada no chão, com obstáculos e vários equipamentos incluindo dumbbells, TRX e caixas Plyo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].