Ciclo John Carpenter “aterroriza” noites de Verão no TVCine

O TVCine 4 vai homenagear John Carpenter, o Mestre do Terror, o Príncipe da Escuridão, em dose dupla: a 27 de Junho e a 1 de Julho.

Monstros assustadores, suspense de fazer saltar o coração do peito, perversão e sadismo, estas são algumas das marcas temíveis de John Carpenter (68 anos), a juntar a bandas sonoras compostas por sintetizadores e um jogo de luzes e sombras que nos deixa sempre alerta em relação ao que pode estar escondido no plano seguinte.

Assalto à 13ª Esquadra, Halloween, Nova Iorque, Fuga De Los Angeles, Starman – O Homem das Estrelas, Veio do Outro Mundo, Eles Vivem, O Nevoeiro, A Cidade dos Malditos e Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim são as dez razões que vão fazer com que os fãs fiquem colados ao TVCine 4.

O “reinado de escuridão” de Carpenter começa a 27 de Junho, segunda-feira, às 21:15 com Assalto à 13ª Esquadra (1976). Na véspera da passagem de ano, a 13ª esquadra vai viver a sua última noite antes de fechar portas para sempre. Mas o que prometia ser uma noite de celebração transforma-se numa noite de terror, com a esquadra cercada por uma estranha força de ataque e invadida por um ser que se esconde atrás de uma máscara branca.

Às 23 horas chega Halloween (1978), o início de uma das sagas mais sangrentas da história do cinema. Michael Myers, de seis anos, assassinou a sangue frio a sua irmã e foi internado numa instituição psiquiátrica, mas ninguém pode sequer imaginar o que pode acontecer quando ele consegue escapar, passado quinze anos, no Dia das Bruxas.

Terça-feira, 28 de Junho, às 21:20, o TVCine 4 passa Nova-Iorque 1997 (1981). No futuro, a cidade está em máxima segurança, ou pelo menos é isso que a polícia acredita. Contudo, não é bem assim: o Presidente corre perigo e apenas Snake (Kurt Russell), um guerreiro cego de um olho, o pode salvar. Às 23 horas continuamos no futuro com Fuga de Los Angeles (1996) e de novo com Snake. O cenário é agora a costa leste dos Estados Unidos, num cenário apocalíptico e distópico.

Seguem-se a 29 de Junho, quarta-feira, Starman – O Homem das Estrelas (1984) e Veio do Outro Mundo (1982), às 21 e às 23, respectivamente. Em Starman – O Homem das Estrelas, uma mulher nunca ultrapassou a morte do marido. Passados alguns anos, um extraterrestre assume o corpo do homem que amou, o que a deixa aterrorizada, principalmente quando descobre que o objectivo é raptá-la e levá-la para o espaço.

Já o filme Veio do Outro Mundo leva-nos até às paisagens geladas da Antárctida, onde uma forma extraterrestre de vida começa a assumir o corpo de humanos, numa invasão da qual não é possível saber a dimensão.

Com Eles Vivem (1988) e O Nevoeiro (1980), na noite de quinta-feira do TVCine 4, John Carpenter mergulha no lado mais negro do ser humano. Às 21:20, em Eles Vivem, um homem descobre uns óculos especiais que lhe permite ver além da superfície. Não só consegue aperceber-se das mensagens governamentais para controlar a população como se apercebe que muitas das pessoas com quem se cruza diariamente são na verdade extraterrestres disfarçados a prepararem uma invasão à Terra. Já O Nevoeiro relata um episódio de uma espessa bruma que avança do mar para terra e condena uma população inteira.

O Especial John Carpenter termina já em Julho, dia 1, sexta-feira, com A Cidade dos Malditos (1995) e Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim (1986). Em A Cidade dos Malditos (21:20), um estranho sono apodera-se de toda a população. Passados nove meses todas as mulheres dão à luz. Estas crianças crescem rapidamente, andam sempre em grupo, têm cabelos loiros quase brancos e olhos azuis, num estranho fenómeno que poderá colocar em perigo a sobrevivência de todos.

Já As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim, às 23 horas, levam-nos até ao submundo da Chinatown de São Francisco, num universo dominado por magos e feitiços, monstros e lutadores de artes marciais. Kurt Russell volta a ser o protagonista, tal como nos filmes Nova-Iorque 1997, Fuga de Los Angeles e Veio do Outro Mundo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].