Esta “caravela sobre rodas” é a nova forma de conhecer Lisboa!

Chama-se Caravel on Wheels e é o novo projecto turístico que vai percorrer as ruas de Lisboa que usa o vídeo como parte da experiência de conhecer a cidade.

Com reconstituições históricas, em 3D, da Lisboa Romana, perspectivas subterrâneas da cidade, vídeos de Lisboa vista do ar, filmagens históricas de meados do século XX, a Caravel on Wheels «desvenda muitos dos segredos da cidade e é uma mais valia para quem quer conhecer Lisboa», dizem os responsáveis pelo projecto.

Esta caravela com rodas é uma pequena camioneta de passageiros modificada, num conceito muito semelhante ao da HIPPOtrip, embora esta última consiga andar na água, coisa que a Caravel on Wheels não faz.

Os mentores do projecto escolheram dar a aparência de uma caravela à carrinha, uma vez que esta foi a «embarcação em que os portugueses redefiniram o mundo», na época «mais marcante da história d ePortugal e com a qual se iniciou a era da globalização – os Descobrimentos».

Além de percorrer as ruas da cidade, de caixa aberta, a Caravel on Wheels integra o vídeo (com mais de uma hora de imagens criadas de raiz) como «peça central do tour» e torna-o no guia do segmento de sightseeing. «Cada passageiro tem um tablet integrado no assento, para seguir a sua rota no mapa e explorar diversos conteúdos», explicam os responsáveis.

Entre os conteúdos que podem ser vistos na Caravel on Wheels estão reconstituições históricas em 3D, vídeos históricos da inauguração do Cristo Rei ou da construção da Ponte sobre o Tejo, imagens centenárias da Baixa e do Chiado, ilustrações históricas e quadros apenas presentes em Museus, filmagens subterrâneas de locais desconhecidos de Lisboa e imagens aéreas.

Caravel on Wheels

Os vídeos (com voz off em português, espanhol e inglês) vão aparecer de forma automática sempre que a caravela passar num determinado local (ao todo são quinze) e os turistas vão ter uma playlist de fado à disposição, para acompanhar a viagem por Lisboa que passa por Mouraria, Alfama, Chiado, Bairro Alto, Príncipe Real, Belém e Restelo.

As viagens têm início de duas em duas horas, a partir da Rua do Comércio (ao lado do Banco de Portugal) e duram cerca de 1 hora e 45 minutos. A empresa tem ainda programas especialmente feitos para estudantes do primeiro e segundo ciclos.

Os bilhetes têm um preço de 24 euros para adultos, 12 euros para crianças dos dois aos doze anos e 20 euros para seniores (mais de 65 anos). As reservas podem ser feitas pelo telefone 215 955 155.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].