Chefs Vítor Matos e Rui Silvestre cozinham com café no ANTIQVVM

O restaurante ANTIQVVM, no Porto, recebe amanhã as criações dos chefs Vítor Matos e Rui Silvestre, a propósito das Nespresso Gourmet Weeks. Vítor Matos, chef residente no restaurante, convidou Rui Silvestre para um jantar a quatro mãos.

O desafio pode parecer simples: um menu em que tudo tenha café, desde a entrada, passando pelos pratos principais e a terminar na sobremesa. Ainda assim, os chefs foram obrigados a usar toda a sua criatividade para equilibrar os paladares.

O Chef Vítor Matos apresenta Parfait de Foie gras des Landes com Moscatel do Douro e café Origin Brazil, balsâmico velho e enguia fumada e Espuma de maçã da Beira Alta, gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados como entrada. Foi também criada Carabineiro com molho de champagne e café Lungo Leggero, cremoso de cherovia e funcho e uma
Zamburinha corada com molho de yuzo, couve-flor e ovas de arenque para entrada.

Para prato principal, a cargo do Chef Rui Silvestre, o prato de peixe é Pescada de linha, esmagada de ratte e trufa, com café Origin Brazil. Nos pratos de carne, é apresentado Peito de pato, alcachofras como uma barigoule, amêndoa do Algarve e café Origin India.

As sobremesas são da responsabilidade do Chef Vítor Matos, que apresentará um café Expresso Forte em texturas com parfait de chocolate branco, pistachio, baunilha e amendoim, seguido de uma Mousse de chocolate, toffé e escamas de sal, tudo acompanhado com um Café Espresso Forte.

O jantar de degustação tem início às 20 horas, com um preço por pessoa de 100 euros.

 

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.