Chefs Vítor Matos e Rui Silvestre cozinham com café no ANTIQVVM

O restaurante ANTIQVVM, no Porto, recebe amanhã as criações dos chefs Vítor Matos e Rui Silvestre, a propósito das Nespresso Gourmet Weeks. Vítor Matos, chef residente no restaurante, convidou Rui Silvestre para um jantar a quatro mãos.

O desafio pode parecer simples: um menu em que tudo tenha café, desde a entrada, passando pelos pratos principais e a terminar na sobremesa. Ainda assim, os chefs foram obrigados a usar toda a sua criatividade para equilibrar os paladares.

O Chef Vítor Matos apresenta Parfait de Foie gras des Landes com Moscatel do Douro e café Origin Brazil, balsâmico velho e enguia fumada e Espuma de maçã da Beira Alta, gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados como entrada. Foi também criada Carabineiro com molho de champagne e café Lungo Leggero, cremoso de cherovia e funcho e uma
Zamburinha corada com molho de yuzo, couve-flor e ovas de arenque para entrada.

Para prato principal, a cargo do Chef Rui Silvestre, o prato de peixe é Pescada de linha, esmagada de ratte e trufa, com café Origin Brazil. Nos pratos de carne, é apresentado Peito de pato, alcachofras como uma barigoule, amêndoa do Algarve e café Origin India.

As sobremesas são da responsabilidade do Chef Vítor Matos, que apresentará um café Expresso Forte em texturas com parfait de chocolate branco, pistachio, baunilha e amendoim, seguido de uma Mousse de chocolate, toffé e escamas de sal, tudo acompanhado com um Café Espresso Forte.

O jantar de degustação tem início às 20 horas, com um preço por pessoa de 100 euros.

 

Cátia Rocha
Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.