A rede da Vodafone Portugal acaba de ser reconhecida como a melhor em Portugal, segundo um estudo independente da consultora britânica P3 Communications.
Quando estamos à procura de uma nova operadora de comunicações, seja para o smartphone, para a TV ou Internet, uma das coisas que temos sempre em conta é a velocidade e a estabilidade da rede.
E foi precisamente neste ponto que o serviço da Vodafone acaba de ser distinguido pela P3 Communications como o melhor a operar em Portugal. A consultora refere, no seu estudo, que a marca apresenta o melhor desempenho em download e upload de ficheiros em território português.
A rede da Vodafone atinge, neste critério de avaliação, 45 Mbps de download (a velocidade com que descarregamos coisas da Internet, como filmes, músicas, jogos ou fotos) e 21 Mbps (a velocidade a que enviamos ficheiros para a Web, por exemplo, para o Dropbox).
O estudo assinala ainda que estes resultados podem ainda ser até 4x mais elevados, quando comparados com os outros operadores de mercado.
Com a chegada do Netflix a Portugal, curiosamente em parceria com a Vodafone, o único serviço de TV que tem a app incluída na Box, a estabilidade e rapidez do streaming tornou-se muito importante para os utilizadores. O mesmo se passa com o aumento de qualidade dos vídeos do YouTube, que pedem uma maior estabilidade e velocidade da rede.
Segundo a P3 Communications, a Vodafone Portugal apresenta a melhor experiência de streaming em HD no YouTube, o que garante a «melhor qualidade na visualização de vídeos em qualquer parte do País, incluindo as pequenas cidades e eixos rodoviários», sublinha a operadora.
Finalmente, o serviço de voz da Vodafone foi também considerado o melhor em Portugal. Aqui, a operadora destaca-se, para a P3, «não só pela reduzida taxa de insucesso na realização de chamadas (2x inferior à concorrência), como também pela qualidade de voz».
Nesta caso, a Vodafone é o único operador a garantir uma cobertura «quase total» com a tecnologia HD-Voice. Esta tecnologia permite um «upgrade significativo» na qualidade do som das chamadas, que passa a ser «mais nítido e perceptível», conclui a marca.